Grupo Soma e Adidas apresentam no VTEX Day 2022 suas estratégias para sustentabilidade com inovação e reaproveitamento de materiais

vtex day 2022

 

O VTEX Day 2022, o maior e mais importante evento de tecnologia e inovação da América Latina, apresentou em suas palestras temas relacionados ao comércio eletrônico e tecnologias de gestão, automação e inteligência artificial aplicado ao segmento do varejo.

A pauta ESG também esteve presente no evento através do Painel ESG – Estratégias Ambientais no e-commerce: Produtos Inovadores e Reaproveitamento de Materiais, com Taciana Abreu, Diretora de sustentabilidade do Grupo Soma e Anice Leite, diretora de Sourcing, Qualitiy e Materials da Adidas.

O mercado do varejo brasileiro tem voltado seus olhos para as questões da sustentabilidade com forte preocupação com a questão dos plásticos nos oceanos, isso foi o que Anice Leite, da Adidas, revelou no início de sua palestra. Com cifras como mais de 500 milhões de toneladas de plástico sendo produzidas por ano no mundo, Anice mostrou as iniciativas da Adidas, preocupada com a melhor experiência do consumidor, que eliminou totalmente o uso de plásticos em suas embalagens e redução e a busca por oferecer calçados com forte pegada sustentável.

Anice Leite, Diretora de Sourcing, Quality & Materials da Adidas.

A indústria da moda é das mais poluentes do planeta, segundo Taciana, do Grupo Soma, pois todas as roupas usadas, ou seus resíduos em sua produção, são descartados e não reaproveitados. Pensando nisso, a Farm, uma das marcas do Grupo, iniciou uma série de iniciativas focadas no digital que visam mudar esse cenário. Partindo desde a concepção dos novos designs, criados em plataforma 3D, colaboração de parceiros na definição de estoques das linhas e a integração de estoques permitiu reduzir de 30% para até 15% a quantidade de produtos descartados.

A Adidas lançou, em 2018, uma parceria com a Parley, produzindo tênis com fibras feitas a partir da reciclagem de plásticos retirados do Oceano Pacífico. Esta é apenas uma das formas que a Adidas encontrou de comunicar e ampliar seus esforços, arregimentando os seus consumidores à questão sustentável. “O Brasil é uma fonte inesgotável de histórias da sustentabilidade”, conclui Anice.

Taciana Abreu, Diretora de sustentabilidade no Grupo Soma

Parcerias também são importantes no trabalho da Farm, rumo à sustentabilidade. Juntamente com a plataforma Enjoei, para logística reversa as roupas usadas e não mais utilizadas tem um novo aproveitamento como peças de roupas usadas. Outra parceria é com a Oficina Muda, que trabalha no upcycling de peças com defeitos, jogando as roupas recauchutadas no e-commerce, e com uso da plataforma VTEX para a integração de todas estas iniciativas e gestão inteligente do seu sistema de vendas omnichannel, a Farm consegue unir todo seu processo em ambiente comercial em torno da sustentabilidade. “O primeiro degrau da sustentabilidade é a eco eficiência, e aqui a digitalização é fundamental”, afirmou Taciana.

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