Rota da Sustentabilidade apresenta o que há de melhor em soluções sustentáveis durante todos os dias da Feicon. Inscrições devem ser feitas até 1º de março.
A 25ª edição da Feicon Batimat – Salão Internacional da Construção e Arquitetura – acontece somente no mês de abril – mais precisamente entre os dias 9 e 12 –, em São Paulo (SP), mas já começa a intensificar os seus preparativos. O evento abriu inscrições para expositores participarem da Rota da Sustentabilidade.
O projeto, realizado dentro da Feicon pela Inovatech Engenharia – consultoria em sustentabilidade para o setor construtivo – e Reed Exhibitions Alcantara Machado – organizadora da feira – com apoio da Fundação Vanzolini, seleciona expositores para apresentarem produtos e soluções sustentáveis em três eixos:
- Fabricação: destaca os fabricantes que possuem práticas socioambientais responsáveis em suas linhas de produção, principalmente no que tange à rastreabilidade da cadeia produtiva e mitigação de impactos ao meio ambiente;
- Obra: evidencia os fabricantes de produtos que contribuem para um canteiro de obras sustentável, consumindo menos recursos naturais, gerando menos resíduos e incômodos ao entorno e melhorando as condições de trabalho dos colaboradores;
- Produto aplicado: destaca soluções voltadas para o usuário final da construção, as quais geram maior eficiência energética, hídrica, conforto ambiental, baixa manutenção, entre outros.
Esta será a 2ª edição da Rota da Sustentabilidade, que volta após o sucesso da estreia no ano passado, quando recebeu um público numeroso. As visitas ao espaço são guiadas, apresentando o que tem de mais sustentável no evento.
“O fato das empresas inscritas ganharem uma avaliação de sustentabilidade dos seus produtos é uma grande vantagem, pois o próprio processo as ajuda a entenderem e a aprimorarem a maneira como se comunicam com os clientes. Essa é a ponte que estamos construindo”, conta Luiz Henrique Ferreira, diretor da Inovatech e um dos integrantes do Conselho da Feicon Batimat.
Para Gustavo Binardi, diretor da feira, a sustentabilidade está intrinsecamente inserida em toda cadeia da construção. “Na última edição tivemos 10 expositores que fizeram parte do roteiro e levaram soluções que contribuem para sustentabilidade e consumo consciente. Para 2019 esperamos ampliar o número de empresas participantes e ressaltar ainda mais a importância da construção sustentável”, destaca.
Como participar?
As inscrições para os expositores interessados vão até o próximo dia 1 de março e podem ser feitas através do site do próprio projeto – clique aqui. A definição do eixo no qual a empresa estará inserida será feita de acordo com os atributos ambientais dos produtos.
Ao todo, são 24 critérios de avaliação e seleção. Para ser selecionada é preciso que as declarações enviadas pontuem em pelo menos oito deles. Vale ressaltar que a pontuação gera um ranking dos participantes.
Entre os requisitos avaliados estão percentual de água de reúso e material reciclado no processo de produção, rastreabilidade da cadeia produtiva, consumo de recursos, geração de resíduos na obra, eficiência energética e hídrica, reciclabilidade, desmontabilidade, conforto térmico e acústico e mitigação de riscos para varejistas e especificadores.
Feicon Batimat
Referência no setor de construção civil, a Feicon Batimat reúne soluções de sistemas construtivos, ferramentas para construção, fundação, estrutura, máquinas e equipamentos, entre outros. Com mais de 700 expositores confirmados, as empresas estão divididas em quatro macrossetores: acabamentos, instalações, estruturas e externos.
É importante destacar o foco especial no varejo de material de construção, afinal, cerca de 65% dos visitantes do evento são deste segmento.
O credenciamento para visitantes já está disponível e pode ser feito por meio do site oficial da Feicon.