Acompanhe a partir de hoje uma série de matérias sobre o Anuário Green Yearbook 2018 e o especial de 10 anos de AQUA-HQE no Brasil.
A sustentabilidade é um caminho sem volta. Esta é uma afirmação que ouvimos muito durante a produção do Green Yearbook 2018 – Certificações e Sustentabilidade no Brasil, primeiro anuário completo sobre o atual panorama do setor de construção sustentável no País voltado para os profissionais e agentes deste mercado que será lançado pela VIBCOM.
O Anuário Green Yearbook vai trazer não só uma série de matérias sobre empreendimentos que obtiveram certificações como AQUA-HQE, LEED, BREEAM, Procel Edifica e Selo Casa Azul, mas também análises e entrevistas com consultores, incorporadores, arquitetos, engenheiros, fornecedores e demais players que atuam no desenvolvimento de projetos sustentáveis para a construção brasileira.
Esta primeira edição se torna ainda mais especial por celebrar os 10 anos de história da certificação internacional AQUA-HQE no Brasil. Concedida pela Fundação Vanzolini, o AQUA-HQE – que teve seus referenciais técnicos adaptados do mercado francês para o brasileiro – tem um grande papel no desenvolvimento sustentável da construção no Brasil durante a última década. Foram mais de 500 edificações certificadas desde o lançamento oficial em 2008, com mais de 9 milhões de m² de área construída.
A publicação vai percorrer toda a história da certificação, destacando as soluções adotadas em diversos cases de referência, além de contar com depoimentos de importantes nomes do setor atestando o trabalho desenvolvido pelo AQUA-HQE.
Sustentabilidade como um todo
Empreendimentos históricos e recentes que obtiveram outras certificações verdes também terão espaço no Anuário Green Yearbook. E para se configurar como um verdadeiro e completo guia para a construção sustentável, a publicação irá abordar projetos que são altamente sustentáveis, mas não buscaram uma certificação no mercado. Afinal, sustentabilidade é um conceito que deve, acima de tudo, priorizar a conscientização e o desenvolvimento adequado de projetos e da sociedade.
Outros pontos importantes destacados no Green Yearbook 2018 são o caderno Arquitetos da Sustentabilidade – que vai apresentar escritórios de arquitetura e arquitetos que possuem o DNA sustentável intrínseco em seus projetos – e diversas empresas que são responsáveis por fornecer as principais soluções que atuam para a preservação de recursos naturais e otimização de produtividade da obra e de desempenho econômico.
Going Green Brasil
Going Green significa buscar conhecimentos e práticas que possam levar a decisões e estilos de vida mais sustentáveis. A plataforma on-line Going Green Brasil acredita que a construção sustentável tem contribuído de forma decisiva para minimizar impactos no meio ambiente, adotando novas tecnologias, processos, práticas e materiais inovadores para a necessidade atual da sociedade.
Existe uma enorme oportunidade de mudança dos paradigmas atuais por meio de empresas que estão na vanguarda deste movimento, encorajando outros players a fazer da sustentabilidade uma prioridade dentro de sua missão e visão.
Assim, o Going Green Brasil acredita no desenvolvimento sustentável e quer que você faça parte disso também. A partir de hoje, uma série de conteúdos sobre o Anuário Green Yearbook 2018 – Certificações e Sustentabilidade no Brasil será publicada no portal, por isso, te convidamos para acompanhar conosco este material especial.