Centro Sebrae de Sustentabilidade pesquisou mais de 1.800 empresas de micro e pequeno porte e apresenta dados do desenvolvimento sustentável.

Capa do estudo de sustentabilidade realizado pelo Sebrae
Estudo revela o comportamento do mercado de micro e pequenas empresas com o tema sustentabilidade. Foto: Divulgação/CSS

Uma pesquisa do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) entrevistou 1.887 micro e pequenas empresas no Brasil e revelou o importante papel que estas desenvolvem na economia local e em favor da sustentabilidade.

Práticas que reduzem o consumo de energia e água, separação de resíduos sólidos e contratação de mão de obra e fornecedores locais são algumas das ações sustentáveis que pequenos negócios adotam em todo o País.

O resultado foi o material Engajamento dos Pequenos Negócios Brasileiros em Sustentabilidade e aos ODS. Segundo a pesquisa, os reais motivos que levam as empresas a adotarem estas ações sustentáveis são: preservação ambiental (67%); redução de custos (20%); marketing (3%); cumprir a legislação (2%); e outros motivos (7%).

Atualmente, os pequenos negócios são a grande maioria das empresas brasileira. Cerca de 98,5% das organizações estão distribuídas em microempresas, com faturamento de até 360 mil/ano; empresas de pequeno porte, faturando acima de 360 mil até 4,8 milhões/ano; e microempreendedores individuais, que faturam cerca de 81 mil/ano. Juntas elas conseguem suprir 55% dos empregos formais e 45% da massa salarial, sendo responsável por cerca de 27% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro.

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Os resultados foram analisados para apontar com quais dos 17 ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) as empresas brasileiras estão contribuindo. O Brasil faz parte dos países que compõem a Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas), proposta em 2015 para um mundo mais consciente. Os 17 ODS são divididos em 169 metas.

As empresas que adotam ou já adoraram práticas sustentáveis contribuem principalmente com as metas referente: Trabalho decente e crescimento econômico (8); Redução das desigualdades (10); e Consumo e produção responsáveis (12). Além destas questões principais, os empreendimentos brasileiros também contribuem com: Erradicação da pobreza (1); Saúde e bem-estar (3); Água e saneamento (6); Energia limpa (7); Indústria e renovação (9); Cidades e comunidades sustentáveis (11); Vida sob água (14); Vida sobre a terra (15); e Parcerias pelas metas (17).

Em relação ao comprometimento e aplicação de ações e práticas sustentáveis, a pesquisa revela os seguintes dados:

  • 93% estão comprometidos com a sustentabilidade;
  • 54% aplicam ações isoladas, esporadicamente, sem planejamento;
  • 29% têm algumas práticas sustentáveis planejadas;
  • 8% a sustentabilidade é o coração da empresa;
  • 8% possuem projeto com práticas estruturadas e acompanhamento dos resultados;
  • 1% não aplica sustentabilidade no negócio.

Economia

Na economia global e brasileira, grandes mudanças em decorrência dos princípios sustentáveis estão acontecendo e devem ser estudados e acompanhados de perto, sugere Suênia Sousa, gerente do Centro Sebrae de Sustentabilidade. “Com esta pesquisa queremos mostrar que o movimento em busca da sustentabilidade também está presente neste segmento pouco visível e silencioso, apesar de numeroso, composto pelos pequenos negócios. Eles também protagonizam o processo de transição da economia, movidos por novos valores e atitudes sustentáveis”, afirma.

Pequenos negócios são mais fáceis de se adequar à nova realidade sustentável do que grandes empresas e cerca de 91% dos empresários considera que novas oportunidades e modelos de negócio estão surgindo da sustentabilidade. “Os resultados desta pesquisa comprovam a capacidade de adaptação neste seguimento tão importante”, diz Suênia.

Vale ressaltar que estes pequenos negócios estão presente em diversas regiões brasileiras que, em alguns casos, as grandes não chegam, como Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Pantanal e outras. “Eles permeiam todo o País e são o carro-chefe das economias locais e regionais e também integram as cadeias de valor de grandes empresas e corporações”, informa a gerente do Centro Sebrae de Sustentabilidade.

Principais resultados

Os resultados da pesquisa Engajamento dos Pequenos Negócios Brasileiros em Sustentabilidade e aos ODS destacam:

Desenvolvimento social

  • 85% apoiam comunidade local;
  • 93% contratam mão de obra local;
  • 80% dão preferência aos fornecedores locais;
  • 54% incentivam funcionários a terem atitudes voluntárias em projetos filantrópicos e sociais;
  • 52% participam/ apoiam atividades culturais/educacionais da comunidade;
  • 25% investem na preservação de praças e espaços públicos.

Uso eficiente de energia

  • 97% dos entrevistados substituíram lâmpadas incandescentes por fluorescentes econômicas e LED;
  • 74% possuem horários definidos para ligar e desligar equipamentos;
  • 68% trocam equipamentos ou maquinários por outros mais eficientes;
  • 28% implantam sensores de presença nos ambientes;
  • 7% usam energias renováveis/limpas (solar, eólica, biomassa e outras).

Uso eficiente da água

  • 60% declararam ter alguma prática para economizar o uso de água;
  • 48% instalaram vasos sanitários acoplados com descarga de duplo acionamento;
  • 45% fazem reaproveitamento de água (pias, chuveiro, etc) para fins não potáveis (lavar pisos, regar plantas e jardins, lavar automóveis, etc.);
  • 29% fazem captação de água da chuva;
  • 25% instalaram torneiras com acionamento automático;
  • 13% tratam e reusam água de efluentes.

Gerenciamento de resíduos sólidos

  • 81% adotam alguma iniciativa para separação e destinação correta dos resíduos;
  • 87% separam resíduos não recicláveis (úmidos) dos recicláveis (secos) para encaminhar à reciclagem;
  • 71% separam resíduos perigosos (lâmpadas, óleo, pilhas e baterias, eletrônicos) para colega por empresa especializada;
  • 56% doam alguns tipos de resíduos para grupos de artesãos;
  • 31% possuem política integrada de gerenciamento de resíduos da empresa;
  • 23% fazem compostagem dos resíduos orgânicos (adubo).

Política de compras

  • 42% buscam materiais mais sustentáveis e compram somente se não afetar os custos da empresa;
  • 28% o preço é fator mais importante na hora da compra;
  • 24% desconhecem fornecedores de produtos sustentáveis na região;
  • 6% compram somente materiais sustentáveis.

Comprometimento e motivação

  • 93% se declararam comprometidos com o conceito de sustentabilidade;
  • 67% buscam a preservação do meio ambiente e justiça social;
  • 20% para economizar/ reduzir custos;
  • 7% outros motivos;
  • 4% para divulgar a empresa (marketing e propaganda);
  • 2% exclusivamente para cumprir a legislação.

Pesquisa

Centro Sebrae de Sustentabilidade.
Centro Sebrae de Sustentabilidade. Foto: Divulgação/CSS

O estudo adotou o método quantitativo e foi baseado no cadastro de atendimento do Sebrae Nacional. A pesquisa foi realizada de 24 de novembro de 2017 à 15 de dezembro de 2017 e entrevistou os empreendimentos dos principais setores econômicos – agropecuária, indústria, comércio e prestação de serviços.

Nas entrevistas com os empresários foi abordado os seguintes temas: sustentabilidade, uso eficiente de energia, uso eficiente da água, gerenciamento de resíduos sólidos, desenvolvimento social, comprometimento e oportunidades.

O Centro Sebrae de Sustentabilidade é a unidade de referência nacional do Sistema Sebrae. Localizado em Cuiabá (MT), a instituição tem como objetivo a missão de produzir e disseminar conhecimento sustentável para micro e pequenos empreendimentos. No primeiro semestre deste ano, o CSS ganhou dois importantes prêmios do BREEAM Awards, sendo um deles a Melhor Edificação Sustentável – Novas Construções em Uso na categoria regional das Américas. 

Para ver a pesquisa completa, clique aqui.

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