Com materiais ecológicos e eficiência energética, novas construções mostram que é possível morar bem e impactar menos o planeta.

A sustentabilidade é algo pensado e implementado em diferentes mercados e indústrias nos dias de hoje.
Vale ressaltar que muitas pessoas ao redor do país vivem um estilo de vida mais sustentável, o que faz com que elas adquiram produtos e tecnologias eco-friendly.
Com isso, a arquitetura sustentável tornou-se uma nova tendência no mercado imobiliário, tendo em vista o crescimento da demanda.
Junto com o aumento da procura, vem também os lucros para imobiliárias e empreiteiras, que começaram a olhar esta forma de construção e arquitetura com outros olhos.
Aliás, hoje em dia não é nada raro encontrar apartamentos no RJ que tenham uma arquitetura mais sustentável.
Mas a pergunta que fica é: quais tecnologias e métodos estão sendo usados na arquitetura sustentável?
Se você quer saber a resposta para essa pergunta, continue acompanhando este artigo, pois aqui vamos explicar para você como esse tipo de imóvel é construído!
Materiais sustentáveis
A escolha de materiais sustentáveis é, sem dúvida, um dos processos mais importantes de qualquer projeto arquitetônico sustentável.
Atualmente, existem diversos tipos de materiais sustentáveis que podem ser usados para construir imóveis.
Alguns exemplos são os tijolos ecológicos, que são feitos de resíduos industriais, concreto reciclado, bioconcreto, madeira certificada, entre outros.
Vale ressaltar que alguns desses materiais oferecem uma ótima eficiência térmica, o que também vai ajudar a economizar com luz.
Outro ponto é que, na maioria das vezes, esses materiais custam mais caro do que as opções normais, porém, em alguns casos, não mais duráveis.
Construção modular
A construção modular certamente é um processo que está revolucionando o mercado imobiliário, principalmente o ramo de imóveis sustentáveis.
Basicamente, os módulos são construídos de forma padronizada em uma fábrica, para depois serem transportados e montados no lugar da construção.
Além de diminuir o tempo de obra, a construção modular é sustentável pois os desperdícios da obra são drasticamente reduzidos.
A construção modular também é flexível e os módulos podem ser reutilizados no futuro, o que faz desse processo algo extremamente sustentável.
Eficiência energética
Ter uma energia eficiente em casa é algo indispensável para quem quer criar um projeto sustentável.
Por exemplo, a iluminação de LED é muito usada em projetos sustentáveis hoje em dia, muito por conta da economia e do baixo gasto de eletricidade.
Além disso, painéis solares também são outra tendência quando o assunto é eficiência energética, porém, costumam ter um investimento alto.
Um bom projeto de iluminação também ajuda com a energia de casa, tendo em vista que a entrada de luz natural diminui a necessidade de usar as luzes com energia de casa.
Captação de água
Os sistemas de captação de água ajudam a deixar o seu imóvel mais sustentável, tendo em vista que a água será reaproveitada.
Você pode reutilizar a água para lavar o carro, a calçada ou para regar plantas.
Com isso, é possível economizar muito na conta de água e também ser mais sustentável, tendo em vista que não terá muito desperdício.
Hoje em dia grande parte dos empreendimentos modernos contam com sistemas de captação de água eficientes, o que é um atrativo para quem vive um estilo de vida sustentável.
Impressão 3D
O avanço da tecnologia das impressoras 3D nos últimos anos permitiu que estes dispositivos sejam usados na construção civil.
Esta tecnologia pode até mesmo construir edifícios de forma um pouco rápida e com menos desperdícios.
Além disso, é possível fazer a impressão com materiais recicláveis, o que deixa o ambiente ainda mais sustentável.
Apesar de não ser tão usada hoje em dia, a expectativa é que no futuro as impressoras 3D sejam itens indispensáveis na construção civil.
E você, o que acha da arquitetura sustentável? Conta pra gente nos comentários!
