Por Jader Mantellato*, Gerente de Desenvolvimento de Negócios Verticais da Hikvision 


Imagem: Divulgação

As subestações elétricas são parte da rede onde a energia é transformada, controlada e distribuída para as cidades e grandes centros de consumo. A indústria de energia, assim como outras, está passando por uma enorme transformação digital, e o gerenciamento de sistema se movendo em direção à automação e Inteligência Artificial (IA). Atualmente, existem soluções no mercado que combinam tecnologia de vídeo inteligente, incluindo câmeras de alta resolução, recursos de imagem térmica e IA que permitem operações mais eficientes.  

Veja cinco dicas para transformar uma subestação elétrica em um local mais seguro. 

1 – Câmeras especiais para monitorar ativos críticos 

O ideal é investir em câmeras de posicionamento e redes secretas, pois elas fornecem imagens panorâmicas e divisórias de todos os ativos críticos, como transformadores, interruptores de isolamento e painéis de controle. Por meio desse tipo de tecnologia é possível ter o status em tempo real do funcionamento dos equipamentos e assim realizar para que os ajustes necessários.  

2- Uso da termografia infravermelha  

Em subestações de energia, os equipamentos precisam passar constantemente por medição de temperatura e a termografia infravermelha é a solução mais indicada. As câmeras térmicas são projetadas para detectar se o equipamento está funcionando normalmente, ou seja, dentro dos parâmetros estipulados em ambientes de distribuição de energia. A Hikvision, por exemplo, possui em seu portfólio câmeras com a tecnologia de termografia infravermelha embutida, que fornecem imagens com excelente qualidade e em tempo real. 

3 – Sistema de imagem e vídeo com IA 

Os sistemas de imagem e vídeo alimentados por Inteligência Artificial proporcionam inspeções mais detalhadas e eficientes, o que aumenta a segurança nas subestações. Além disso, essa abordagem inteligente permite planejamento on-line, resposta em tempo real e verificações remotas, reduzindo o tempo e os custos com mão de obra. 

4 – Proteção de perímetro e áreas críticas com reconhecimento facial 

Ter o controle total dos perímetros e áreas críticas é essencial quando se fala em subestações de energia. Os gestores podem apostar em controle e saída inteligente, com instalação de barreiras giratórias e controladores de acesso integrados ou terminais de reconhecimento facial, minimizando assim perdas e outros riscos. Para se ter uma ideia, apenas no estado de São Paulo, entre janeiro e setembro de 2021, as estimativas das empresas de distribuição de energia elétrica indicavam que houve um aumento de aproximadamente 130% no número de roubos e furtos de cobre. 

5 – Gerenciamento centralizado e inteligente 

Para ter insights claros e controle de toda a subestação elétrica é preciso contar com um painel que apresente dados de forma clara e completa. A Hikvision criou um modelo que exibe as operações no local em andamento e o status da inspeção em tempo real, além de informações detalhadas e indexação de dados. Tecnologias deste tipo auxiliam o responsável técnico a tomar decisões rapidamente e, assim, aumentar a eficiência operacional. 


*Jader Mantellato Júnior é especialista Comercial em Soluções Integradas de Outsourcing e Segurança. Com uma carreira consolidada de mais de 13 anos em estruturas comerciais, Jader Mantellato Júnior é reconhecido por sua paixão por pessoas e pela arte de vender. Sua atuação se destaca na liderança situacional e na venda consultiva, proporcionando a equipes comerciais e empresas resultados notáveis. Jader é um defensor do desenvolvimento de habilidades para realizar vendas complexas e consultivas, resultando em satisfação dos clientes (Net Promoter Score) e rentabilização de carteiras robustas. Nos últimos três anos, Jader e sua equipe geraram em torno de R$ 140.000.000 milhões em receitas, impulsionando vendas novas, cross selling e up selling. Sua expertise abrange a construção de processos, estratégias e metas (SMART), Hunter e Farmer, além de metodologias de trabalho adaptadas ao tipo de venda. Ele monitora o forecast de atingimento das equipes comerciais, seleciona, recruta e treina profissionais comerciais, e mantém o time engajado no propósito da empresa. Com uma abordagem voltada para a gestão de pessoas, motivar e capacitar as equipes, adaptando perfis DISC à estratégia de crescimento são sua rotina. Seja para vender mais e melhor, criar fãs da marca entre os clientes, capacitar equipes comerciais, ou fortalecer lideranças na empresa, Jader Mantellato Júnior se destaca como um catalisador de resultados incríveis.
Please follow and like us:

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: