A dupla de profissionais convidadas participa da 37 ª edição da mostra com o ambiente “Pátio Brasileiro”, apostando na flora brasileira e em decoradores nacionais
É momento de reencontro na CASACORSP 2024. Luciana Bacheschi e Gabi Pileggi, responsáveis pelo “Jardim Sereno” na edição anterior da mostra, retornam para a 37ª edição com novo projeto. Este ano, as profissionais convidadas seguem o tema proposto pela mostra, “De Presente, o Agora”, que incentiva espaços decorados de forma não-agressiva ao meio-ambiente. Gabi e Luciana apresentarão ao público o “Pátio Brasileiro”, expondo um espaço verde cheio de referências histórias e flora nacional.
Após participações bem-sucedidas na CASACORSP entre 2019 e 2022, Luciana Bacheschi assinou sua contribuição à mostra de 2023 ao lado de Pileggi, que estreava no evento. Agora, com o “Pátio Brasileiro”, Luciana e Gabi marcam sua segunda participação como dupla.
“O ‘Pátio Brasileiro’ vai homenagear a história e a cultura do paisagismo brasileiro, apresentando uma interpretação moderna e uma releitura dos pátios coloniais do Brasil. Usamos elementos como um claustro, a iluminação natural e uma fonte para resgatar a essência e a paz dos antigos pátios coloniais, que representavam um refúgio seguro em meio ao desconhecido. Por que não voltar a ter pátios dentro das edificações, hoje?” — reflete Gabi, defendendo a criação de mais espaços de relaxamento e natureza dentro do meio urbano.
Pileggi, além de ter apresentado como paisagista o programa “Mais Cor, Por Favor” da GNT, assinou a coluna de paisagismo da CASA CLAUDIA e comanda o Jardineiro Fiel, escritório de paisagismo. Já Bacheschi é uma das principais referências do paisagismo no Brasil, com escritórios em São Paulo, Joinville e Curitiba. Para as duas, a profissão é mais que um trabalho, como conta Luciana.
“O paisagismo é mais do que uma profissão, é uma missão de vida. É sobre transformar espaços, criar experiências e cultivar o amor pela natureza em cada projeto. É sobre aceitar e reverenciar o passado, ao mesmo tempo em que se cria espaços que acolhem o presente e inspiram o futuro” , observa Luciana, concordando com a proposta da 37ª edição da CASACOR, que busca formas sustentáveis de construir e decorar sem agredir o planeta.
Para as paisagistas, o principal desafio foi criar o espaço dentro do Conjunto Nacional, local onde acontece a mostra, onde nada poderia ser amplamente modificado. Para refletir a nacionalidade de forma harmoniosa e combiná-la aos elementos brutos do espaço existente, as escolhas de flora e materiais fizeram a diferença.
“Valorizamos os materiais artesanais de design brasileiro juntamente com plantas nativas, convidando os visitantes a fazer uma viagem no tempo e a redescobrir a beleza do paisagismo brasileiro “, conta Luciana.Para a criação do espaço, a dupla contou com a colaboração de parceiros igualmente criativos. A Antigua, fábrica da cerâmica verde e ladrilho hidráulico, foi fundamental na criação da esfera do Pátio, enquanto vasos de Zé Figueiredo foram escolhidos a dedo. Gabi e Luciana optaram pelos que já estavam com aspecto envelhecido pelo tempo.
Além disso, as poltronas Areka’a, produzidas a partir de madeira que seria descartada, também figuram no ambiente. Cortinas Arte Markante foram utilizadas para cobrir a parte da área técnica do Conjunto Nacional, e as tintas Coral na cor “Verde Metrópole” tingiram o teto e o fundo das colunas.
A CASACOR São Paulo 2024 acontece entre os dias 21 de maio e 28 de julho, no Conjunto Nacional.
Mais informações em https://www.instagram.com/jardineirofiel/