Parque Solar São Gonçalo poderá gerar mais de 1.200 GWh por ano. Maior parque solar fotovoltaico em operação também está instalado no Piauí.
O Estado do Piauí terá o maior parque solar fotovoltaico da América do Sul. A Enel Green Power Brasil – subsidiária brasileira de energia renovável do Grupo Enel – deu início a construção do Parque Solar São Gonçalo, na cidade de São Gonçalo do Gurguéia, com capacidade total instalada de 475 MW (megawatt).
Quando estiver em plena operação, a planta será capaz de gerar mais de 1.200 GWh (Gigawatt-hora) por ano, além de evitar a emissão de mais de 600 mil toneladas de CO2 na atmosfera. Do total instalado, 388 MW foram conquistados pelo Grupo Enel no leilão brasileiro A-4, em dezembro de 2017, e estão apoiados por contratos de fornecimento de energia de 20 anos para um pool de distribuidoras que operam no mercado regulado. Os 87 MW restantes vão gerar energia para o mercado livre.
“O início da construção do Parque Solar São Gonçalo fortalece a nossa liderança no setor brasileiro de energias renováveis e confirma mais uma vez a importância que damos ao desenvolvimento da energia solar no País”, afirma Antonio Cammisecra, responsável da Enel Green Power.
“São Gonçalo vai contribuir para a diversificação e a resiliência da matriz energética do Brasil, respaldando um ciclo econômico virtuoso por meio do fornecimento de energia sustentável em longo prazo”, completa.
O investimento é de cerca de R$ 1,4 bilhão na construção da planta solar, o equivalente a aproximadamente US$ 390 milhões. A previsão é de que a planta esteja em funcionamento em 2020.
Maior parque solar fotovoltaico já é do Piauí
Os dois maiores parques solares fotovoltaicos em operação na América do Sul também são de responsabilidade da Enel Green Power. No ano passado, o grupo inaugurou o Parque Solar Nova Olinda – localizado na cidade de Ribeira do Piauí (PI) –, com capacidade de 292 MW e, atualmente, o maior parque em operação no continente.
Ele é composto por cerca de 930 mil painéis solares em uma área de 690 hectares e sua capacidade de produção anual é de 600 GWh – metade do que é esperado para o novo Parque Solar São Gonçalo –, o que é suficiente para atender o consumo de 300 mil lares. O projeto evita, aproximadamente, a emissão de 350 mil toneladas de CO2 na atmosfera.
A segunda maior planta em operação é o Parque Solar Ituverava – instalado em Tabocas do Brejo Velho (BA) –, com capacidade de 254 MW. São 850 mil painéis distribuídos em uma área de 579 hectares. Em plena operação, ele é capaz de gerar mais de 550 GWh, o que equivale ao consumo de energia elétrica de 268 mil residências. Além disso, o projeto conseguir evitar a emissão de mais de 318 mil toneladas de CO2.