Solução foi projetada para mesclar dois elementos que vivem separados: o ambiente interno profissional e a natureza. Pixel Facade é adaptável à construção.
Acredita-se que até o ano de 2030, cerca de 75% do mercado de trabalho será composto pela geração dos millennials – pessoas nascidas entre o começo da década de 1980 até os anos 2000 –, que possuem uma relação maior e mais intuitiva com a tecnologia por ser a geração que presenciou o surgimento e o crescimento da internet. Dessa forma, há de se imaginar que o mercado profissional ainda irá passar por mais mudanças significativas, sendo uma delas no ambiente interno de escritórios.
Os millennials buscam formas de trabalho mais flexíveis e em ambientes que proporcionam o desenvolvimento de um processo de produção colaborativo, criativo e engajado. Assim, o formato de escritório tradicional mudou e ainda precisa trabalhar para se adequar às novas demandas. Para que isso seja possível, arquitetos criam soluções sob medida para pontos específicos, ajudando o mercado a encontrar produtos e sistemas que realmente se encaixam no projeto.
Natureza mais próxima
Os arquitetos Oliver Thomas e Keyn Rahimzadeh criaram a fachada de pixel (em inglês, pixel facade), solução de construção adaptável e que pode ser repetido em diversas escalas, de acordo com a necessidade do empreendimento. O produto apresenta uma grande vantagem ao poder se adequar a diversos tipos de edifícios que busquem conceitos sustentáveis ao mesmo tempo em que não abrem mão de um design sofisticado.
As fachadas foram projetadas para mesclar dois elementos que, geralmente, estão separados: o ambiente profissional e a natureza. Desta maneira, o sistema permite que os escritórios criem espaços ricos em elementos verdes, utilizando uma série de floreiras modulares e flexíveis como elementos de sombreamento. O resultado é uma aproximação do ambiente externo com o interno, tornando as áreas de comum convívio mais agradáveis e melhorando a qualidade de vida no escritório.
Com o pixel facade, o locatário possui total autonomia para configurar o equilíbrio no layout dos seus espaços, atendendo as necessidades da rotina do escritório e culturais da empresa. Também por ser adaptável, a configuração da solução pode ser modificada a partir do momento em que empresa passa por mudanças. A fachada ainda aproveita as inovações na indústria da construção civil, como design generativo, BIM, pré-fabricação e construção de estrutura de madeira para criar uma abordagem racional, econômica e sustentável.
Fonte: Design Boom