Deste total, mais de 5 milhões de quilos foram coletados no Brasil em comunidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo.
tic
A Plastic Bank anuncia que alcançou o marco de mais de 100 milhões de quilos de resíduos plásticos impedidos de atingir o meio ambiente, contribuindo, assim, para a redução da crise da poluição plástica. O volume é equivalente a 5 bilhões de garrafas de plástico de 500 ml.
Esta conquista marca um passo substancial nos esforços da Plastic Bank para evitar mais poluição no meio ambiente. Atualmente, a empresa social canadense conta com 35 comunidades de coleta no Brasil, localizadas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Estas comunidades contribuíram coletivamente com mais de 5% para atingir o marco de 100 milhões de quilos no mundo.
No Brasil, mais de 250 milhões de garrafas plásticas foram coletadas em quatro anos de operações. Dos mais de 40 mil membros envolvidos nos esforços de coleta, 4.135 são brasileiros. Esses membros não apenas contribuem para limpar o meio ambiente, mas também superam a pobreza, trocando resíduos plásticos por renda estável e benefícios que melhoram a qualidade de vida. “Isso não é apenas um sonho; é uma conquista notável de nossas comunidades de reciclagem que coletaram cada peça manualmente, abrindo, com isso, seus próprios caminhos para sair da pobreza”, anunciou David Katz, o visionário fundador e presidente da Plastic Bank. “Estamos em uma encruzilhada. Podemos continuar pelo caminho do consumismo ou podemos embarcar em uma jornada profunda de regeneração”, acrescentou.
“O marco alcançado não se trata apenas de plástico; trata-se do que a humanidade pode realizar quando unida por um propósito comum”, continuou Katz, creditando o sucesso às comunidades de reciclagem, parceiros, indivíduos e colaboradores da Plastic Bank que tornaram isso possível, para em seguida concluir. “Estamos convidando o mundo a se juntar a nós para reescrever o destino de nosso planeta, criando um mundo onde cada transação nos capacita a regenerar recursos, rejuvenescer o meio ambiente e libertar as comunidades de reciclagem do domínio da pobreza.”
Desde sua criação, o movimento de reciclagem social da Plastic Bank se espalhou para mais de 550 comunidades em todo o Sudeste Asiático, América Latina e África.