Acelerada através do programa AD Stretch e em parceria com empresas do setor, Green Mining implementou sistema que dá cashback aos clientes que reciclam corretamente seus resíduos
A Avery Dennison, líder global em ciência de materiais e soluções de identificação digital, compartilha um novo case de sucesso de seu programa de aceleração, o AD Stretch, criado com o objetivo de superar os desafios mais complexos de sua cadeia de atuação. Em 2023, após uma etapa de seleção para o terceiro grupo de aceleração (cohort 03), que recebeu mais de 300 inscrições de todo o mundo, a companhia escolheu a startup brasileira Green Mining e o seu programa de logística reversa “Recicle & Ganhe”, implementado em parceria com a Danone Brasil em algumas lojas do Pão de Açúcar, em São Paulo (SP). A iniciativa impulsiona a sustentabilidade ao dar cashback aos clientes que reciclam corretamente seus resíduos.
De acordo com Agustin Stamparin, gerente de inovação da Avery Dennison para a América Latina, o projeto da Green Mining contribui para a resolução de um desafio complexo no setor de embalagens, relacionado à economia circular através da recuperação eficiente dos resíduos pós-consumo. A startup possui um sistema de rastreabilidade inteligente, que garante que todos os materiais coletados sejam reciclados.
“A nossa visão de liderar a intersecção entre o mundo físico e digital, conectada aos valores de inovação e sustentabilidade, norteia os nossos projetos e prova disso é o programa AD Stretch, que tem ajudado a acelerar grandes ideias globalmente. Quando a Green Mining nos apresentou sua proposta, entendemos que havia um potencial trabalho colaborativo entre diferentes elos da cadeia, trazendo um grande impacto positivo para a sociedade e meio ambiente”, comenta o executivo.
Rastreabilidade da reciclagem
Além da aceleração, a Avery Dennison contribuiu de forma ativa com o Recicle & Ganhe, em parceria com a Danone Brasil e o Grupo Pão de Açúcar, através de etiquetas com QR code sem liner (camada que protege o autoadesivo antes de ser utilizado). Conhecidas como Linerless, essas soluções eliminam completamente o resíduo gerado pelo processo de impressão.
“Essas etiquetas têm como missão identificar as embalagens descartadas pelos consumidores. Ao acondicionar corretamente estas embalagens em sua sacola de recicláveis, o consumidor, após se cadastrar no aplicativo da Green Mining, digita seu CPF na estação de coleta e uma etiqueta de identificação com QR Code é impressa para que seja colada nessa sacola. Essa inovação facilita a rastreabilidade dos materiais descartados e torna o processo de reciclagem mais eficiente e sustentável”, explica Renato Rafael, gerente de produto da Avery Dennison para a América Latina e líder do projeto.
Reconhecido pelo sucesso em incentivar consumidores a realizar o descarte correto de embalagens e outros resíduos recicláveis, o Recicle & Ganhe fornece descontos em produtos Danone aos consumidores nos estabelecimentos participantes. A iniciativa está em operação em duas lojas do Pão de Açúcar na cidade de São Paulo, com planos para expandir para outras unidades da rede durante 2025.
A aceleração do AD Stretch
Criado em 2022 pela Avery Dennison, o AD Stretch é destinado a estabelecer parcerias e acelerar startups inovadoras. O objetivo é identificar e resolver desafios complexos nas áreas de sustentabilidade, experiência do cliente e cadeias de valor através do trabalho colaborativo, contribuindo com o mercado através de soluções disruptivas para os desafios de negócios mais urgentes. Isso tudo é colocado em prática ao combinar a experiência e a escala global da Avery Dennison com startups, inventores promissores e empresas comprometidas, que querem colaborar de forma ativa e crescer, juntos, em diferentes regiões do mundo.
Com diferentes fases e etapas, a escolha pela Green Mining aconteceu no Cohort 3 do programa, que tinha como foco três principais objetivos: desenvolvimento de materiais de armazenamento de energia de última geração; maximização das experiências do consumidor; e elevação da sustentabilidade, onde a iniciativa da startup pôde ser contemplada ao superar desafios de logística reversa e rastreabilidade de embalagens.
“Estamos comprometidos em criar uma logística reversa mais sustentável e eficiente. Com a entrada da Avery Dennison e as demais empresas no projeto, nós estamos contribuindo de forma direta com a sustentabilidade, através da destinação correta dos resíduos e na educação do consumidor”, afirma Rodrigo Oliveira, CEO da Green Mining.
Prestes a completar três anos, o programa de aceleração Stretch passou de modo de lançamento para um programa próspero, que atendeu mais de 800 inscrições, em mais de 35 países, e criou 18 programas-piloto com startups.
Os negócios eleitos vivenciam um plano-piloto por um período de seis meses, quando então têm seus resultados mensurados – uma etapa que, no caso da Green Mining, se encerrou no final de 2024. As startups escolhidas passam a ter financiamento e suporte para a execução do programa piloto, acesso a especialistas e mentores de classe mundial, uma rede de startups da indústria com as quais poderão colaborar, além de orientação para apoiar metas de financiamento e dimensionamento.
Para mais informações sobre o programa de aceleração da Avery Dennison, detalhes e como participar da iniciativa, acesse: https://www.adstretch.com/en/home.html
Quem é a Avery Dennison
A Avery Dennison Corporation (NYSE: AVY) é uma empresa global de ciência de materiais e soluções de identificação digital que fornece uma ampla gama de soluções de marcação e informação que otimizam a eficiência da mão de obra e da cadeia de abastecimento, reduzem o desperdício, promovem a sustentabilidade, circularidade e transparência, e conectam as marcas e os consumidores. Seus produtos e soluções incluem materiais de rotulagem e funcionais, inlays e tags de identificação por radiofrequência (RFID), aplicativos de software que conectam o físico e o digital, e uma variedade de produtos e soluções que melhoram a embalagem da marca e carregam ou exibem informações que melhoram a experiência do cliente. Atendendo a uma variedade de indústrias em todo o mundo — incluindo cuidados pessoais e domésticos, vestuário, varejo em geral, comércio eletrônico, logística, alimentos e mercearias, farmacêutica e automotiva — a companhia emprega aproximadamente 35.000 funcionários em mais de 50 países. Suas vendas relatadas em 2023 foram de US$ 8,4 bilhões. Saiba mais em www.averydennison.com