13/1/2022 –
A Sala de Crise reúne órgãos oficiais nacionais, de Minas Gerais e Espírito Santo
Devido à situação de cheia em algumas cidades da Bacia do Rio Doce, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH-Doce) enviou ofício à Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) solicitando a instalação de Sala de Crise sobre a Cheia do Rio Doce, sendo que o órgão atendeu prontamente ao pedido. De forma online, a 1ª reunião será realizada na próxima sexta-feira, 14, às 15h, e será transmitida pela plataforma YouTube, para que todos os interessados possam acompanhar.
O objetivo da Sala de Crise é avaliar a situação e as ações voltadas à proteção da população diante dos impactos da cheia no rio Doce. Nesse espaço de articulação, ocorrerá o monitoramento da evolução das chuvas, das vazões e cotas do rio, além de debates e proposição de medidas operativas, como as condições de operação de reservatórios de usinas hidrelétricas.
Para o Presidente do CBH-Doce, Flamínio Guerra, a instalação da sala de crise é de extrema relevância, pois permitirá o alinhamento das informações junto a representantes da ANA, dos órgãos de clima e de gestão de recursos hídricos (federais e estaduais), dos setores de alerta e defesa civil, dos usuários de águas, outras agências reguladoras e demais entidades relacionadas ao tema. “A partir deste momento, vamos ver quais ações o grupo vai desenvolver no sentido de proteger as pessoas que já estão sofrendo, e, a partir desta primeira reunião, definiremos a periodicidade das próximas”
A reunião acontecerá exclusivamente pela plataforma Teams com os representantes das instituições e será transmitida ao vivo no canal da ANA no YouTube, no endereço https://youtu.be/JQnHoFx7qpc.
Website: http://www.cbhdoce.org.br