São Paulo, SP 3/3/2021 – Outros benefícios que podemos destacar são o controle e prevenção da pressão alta, diabetes, artrite, osteoporose, obesidade e da depressão

O sedentarismo, ausência de atividade física e esportiva, é considerado um dos principais fatores de risco de morte em todo o mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS. De acordo com a entidade, o número de indivíduos diagnosticados com obesidade até o ano de 2025 será em cerca de 700 milhões de pessoas, e uma das melhores formas para combater o excesso de peso é a prática da musculação como atividade física.

Diversas pessoas, quando pensam em emagrecer, acreditam que o principal meio para isso é fazer exercícios aeróbicos como esteira, bicicleta e elíptico, mas hoje se sabe que existem formas mais efetivas, informa Danilo Aparecido Bizarra Pereira, graduado em Educação Física e pós-graduado em Biomecânica do Exercício e Saúde, com foco na evolução física, emagrecimento, qualidade de vida e esportes individuais e coletivos. “Hoje nós sabemos que os exercícios anaeróbicos como a musculação e o treinamento de força, são tão importantes quanto as demais atividades físicas para o emagrecimento”, declara o profissional.     

A musculação além de ter o benefício da queima de calorias, diz Danilo Pereira, também é tida como a melhor atividade para ganho de massa muscular. “Tenho experiência com diferentes tipos de necessidades: condicionamento físico e postural, problemas estruturais, disfunções físicas e problemas de saúde como a obesidade, e posso dizer que em todos os casos a musculação foi essencial para um resultado positivo. Falando sobre emagrecimento, quanto mais músculos nós adquirimos, mais acelerado fica nosso metabolismo, e dessa forma temos uma queima calórica muito maior em repouso, no pós-treino”, relata Pereira, personal trainer com mais de nove anos de experiência na área de musculação.

“A diferença entre a musculação e a corrida, por exemplo, é percebida quando uma pessoa passa uma hora na esteira em um único ritmo, ela tem uma queima calórica “X” e pronto. Já com o treino de musculação intenso, a pessoa, além de ter uma queima calórica no momento dos exercícios, também terá um gasto energético depois do treino, processo que chamamos de EPOC (quando há excesso de consumo de oxigênio pós-exercício). Nesse processo, o corpo precisa de energia para restaurar o equilíbrio do nosso organismo, o que implica em um período muito maior de queima de gordura, além disso, nada melhor do que eliminar gordura e ganhar músculo. Dessa forma, nosso corpo não fica com aquela aparência de um corpo flácido”, explica Pereira, que possui cursos de Acompanhamento, Supervisão, Orientação de alunos em práticas com aparelhos de musculação e exercícios aeróbicos.

De acordo com os últimos registros do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, 60% dos adultos estão acima do peso no Brasil, e um quarto desse público é considerado obeso. Como forma de alertar a população para os riscos provocados pela Obesidade, a OMS e a Federação Internacional da Obesidade instituíram a data 04 de março como o Dia Mundial da Obesidade.  A OMS também celebra no dia 6 de abril o dia Mundial da Atividade Física, para lembrar que sedentarismo é um alto fator de risco para a saúde.

Conforme Danilo, que também tem curso de Análise Cinesiológica e Biomecânica dos principais exercícios de musculação, a prática da musculação não é somente para ter um corpo definido ou com uma estética agradável, mas principalmente para obter uma boa qualidade de vida e saúde. E se o objetivo é emagrecer, o personal trainer garante que a musculação é o melhor caminho a percorrer, por ser uma grande aliada e de fundamental importância para ter resultados mais eficientes e duradouros.

“A musculação vai muito além do emagrecimento e da estética, com a atual época da pandemia da Covid-19 a atividade teve uma maior visibilidade, mostrando sua importância na prevenção do vírus e também para uma melhor recuperação. Outros benefícios que podemos destacar são o controle e prevenção da pressão alta, diabetes, artrite, osteoporose, obesidade e da depressão. A influência da musculação para a vida das pessoas vai além do bem-estar, ela é totalmente benéfica à saúde humana!”, conclui Danilo Aparecido Bizarra Pereira, com vasta experiência desenvolvida na área de musculação e atividade física, prescrevendo treinos para aumento de resistência, qualidade de vida, pós-cirúrgico, movimentação, tratamento da obesidade e desempenho esportivo.

Segundo uma pesquisa da Faculdade de Medicina de São Paulo – USP, foi concluído que a atividade regular, como a musculação, mesmo apenas praticada em meia hora por dia, ajuda a evitar as internações por Covid-19 em até 35% dos casos. “A musculação pode mudar vidas, comece hoje!”, convida Danilo Pereira.

Website: https://www.linkedin.com/in/danilopereirapersonal/

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: