Sorocaba-SP 1/10/2021 – Os contentores para resíduos sólidos urbanos mantém armazenado corretamente o lixo e assim evita o acesso de animais vetores de doenças.

Um dos grandes vilões para a saúde da população é a falta de saneamento básico e gestão eficiente dos resíduos sólidos.

A falta de saneamento básico e as boas práticas de higiene pessoal acarretam diversas doenças, mas não somente isso como o lixo acondicionado da maneira errada e exposto ao tempo também afeta diretamente a saúde.

É comum se observar um saco de lixo sendo revirado em uma calçada por um animal, além do fato de que, acaso ocorra uma chuva, esse saco se torna um local para o acúmulo de água, e consequentemente um lugar propício para a proliferação de insetos e o pior o mosquito da dengue. Esse resíduo exposto também pode ser levado pela chuva causando entupimento de bueiros e desembocar em rios e mares.

Doenças como a dengue são um problema crônico na sociedade brasileira. Há anos a saúde pública despende grande verba de seu orçamento para o tratamento dos casos da contração dessa doença.

As cidades litorâneas geralmente são as mais afetadas com altos índices de casos de dengue, pois o acúmulo da água em canais e devido entupimento de bueiros trazem esse problema. Os entupimentos dos bueiros também são comuns nos grandes centros urbanos, e na maioria dos casos é pela falta da eficiência na gestão dos resíduos sólidos.

Algumas cidades no Brasil já adotaram a introdução dos contentores de resíduos sólidos para a acondicionamento dos sacos de lixo dos munícipes e assim os problemas apontados são minimizados.

“O último estudo bibliográfico realizado pela Contemar Ambiental sobre alguns dados de saúde mostrou que a dengue, durante o período que encerrou o contrato em uma das cidades que havia a prestação do serviço de conteinerização com manutenção e higienização, teve um aumento exacerbado de casos em comparação aos anos anteriores aos quais o serviço estava sendo realizado. A cidade voltou com a contratação e pode se observar no ano subsequente a redução dos casos da dengue na cidade novamente”, comenta Camila Bortoletto, Gerente de Novos Negócios da Contemar Ambiental.

Os contentores para resíduo sólido nas cidades podem se tornar um grande aliado na gestão eficiente dos resíduos, assim mesmo como uma oportunidade para a segregação na fonte quando exista a conteinerização dupla.

Website: http://www.contemar.com.br

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: