A indústria de cosméticos é conhecida pelo seu uso extensivo de substâncias químicas, muitas das quais são prejudiciais ao meio ambiente. Ingredientes como microesferas plásticas, parabenos e filtros UV sintéticos são frequentemente encontrados em produtos convencionais e apresentam grandes desafios de decomposição, além de riscos de contaminação de ecossistemas aquáticos e terrestres.

Contudo, o mercado de dermocosméticos veganos surge como uma opção contrária a este cenário e tem como objetivo incentivar o uso de ingredientes naturais e biodegradáveis, reduzindo, assim, o impacto ambiental negativo. E este mercado está em ascensão. De acordo com um relatório da empresa de pesquisa MarketGlass, o mercado global de cosméticos veganos deverá ultrapassar a marca de US$ 21 bilhões até 2027.

No Brasil não é diferente. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o Brasil é o quarto maior consumidor de produtos de beleza e higiene do mundo, atrás apenas de Estados Unidos, China e Japão. Também é o terceiro em lançamentos anuais de produtos.

Para a fundadora da Gaspá Cosméticos, Tatiane Boff, neste Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), é importante fortalecer a campanha em prol do uso de produtos com maiores benefícios para as pessoas e também para a melhoria do meio ambiente.

“A produção de cosméticos tradicionais pode ter um impacto ambiental negativo devido ao uso de componentes que não se decompõem facilmente e podem se acumular nos ecossistemas e no corpo humano. A Gaspá Cosméticos oferece alternativas que atendem à demanda crescente por produtos mais sustentáveis”, aponta.

“Firmamos um compromisso com a sustentabilidade e a beleza consciente ao lançar nossa nova coleção de batons líquidos, totalmente à base de plantas. Focamos em uma abordagem mais ecológica e oferecemos produtos 100% veganos e alinhados com práticas sustentáveis”, adiciona Tatiane Boff.

Além da nova linha de batons líquidos, a Gaspá Cosméticos conta com mais de 50 produtos em seu catálogo. Possui ainda o selo Cruelty Free, que certifica que tanto a empresa quanto seus fornecedores não realizam testes em animais, reafirmando o respeito pela vida animal em toda a cadeia de produção. Outra prática em prol do meio ambiente é a utilização de embalagens biodegradáveis.

“Seguiremos com novidades que venham a ser positivas para o meio ambiente. A beleza sustentável e o consumo consciente vêm se tornando uma regra na tentativa de reduzir o impacto ambiental. As prioridades dos consumidores mudaram. Eles buscam cada vez mais produtos que cuidem não só da aparência, mas também da saúde e do meio ambiente”, finaliza Tatiane Boff.

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