Por Camila Benedetti Crawford*, Diretora de R&D e Sustentabilidade da Avery Dennison na América Latina
Em meio a tantos desafios a serem superados pela indústria contemporânea, a sustentabilidade – e toda complexidade de iniciativas que cabem dentro deste conceito – deixou de ser vista como um destino e se tornou um caminho, que precisa ser trilhado em conjunto para que a transformação de fato aconteça. Nenhuma empresa, por mais inovadora que seja, consegue transformar a cadeia sozinha; são muitos agentes envolvidos e é imprescindível que todos contribuam. A cada dia, o diferencial estratégico abre espaço para pensarmos juntos, compartilharmos conhecimento, cocriarmos soluções e formarmos alianças que tenham como base a confiança e o propósito comum.
São diversos os estudos que afirmam essa tendência e destacam os benefícios significativos da colaboração na cadeia de suprimentos para a sustentabilidade dos negócios. Uma pesquisa da Oxford Economics, encomendada pela SAP em 2023, revelou que 45% das empresas brasileiras acreditam que aprimorar a cooperação interna e externa na cadeia de suprimentos é essencial para mitigar riscos e aumentar a resiliência operacional. Outro exemplo é o estudo “The Future of Supply Chain” da KPMG, publicado no mesmo ano; ele enfatiza que a integração de tecnologias emergentes e práticas colaborativas na cadeia de suprimentos fortalece a sustentabilidade e a eficiência operacional das organizações.
Dito isso, a pauta da sustentabilidade deixou de ser tratada como algo isolado – e de responsabilidade de áreas específicas das companhias – e tem se tornado um valor transversal, incorporado ao negócio de ponta a ponta. Embora o desenvolvimento de soluções circulares e de baixo carbono seja essencial, a verdadeira transformação acontece quando a sustentabilidade é vivida internamente, como parte da cultura da empresa, pois só assim ela se torna forte o bastante e ganha um potencial de expansão capaz de engajar outros protagonistas dessa transformação.
E quando falamos em cultura corporativa, o conceito torna-se ainda mais amplo. É fundamental, por exemplo, que líderes estejam lado a lado com as equipes de P&D, com os times que se relacionam com cooperativas, com os profissionais de operações e com todos os colaboradores. Em outras palavras, isso inclui desde o design de materiais mais circulares e eficientes até o fortalecimento de parcerias com recicladores, consumidores, fornecedores e instituições. Sustentabilidade é uma jornada contínua de aprendizado e aperfeiçoamento; e só avança quando cada pessoa entende como pode contribuir no seu dia a dia.
Inovação e colaboração: a combinação que move a sustentabilidade
Na Avery Dennison, acreditamos que a inovação é o motor da transformação sustentável. Nossa prioridade número um tem sido o desenvolvimento de soluções com menores emissões de carbono e ambientalmente amigáveis, que contribuam para uma cadeia de suprimentos mais eficiente, rastreável e circular. No entanto, é impossível inovar verdadeiramente de forma isolada. É preciso colaboração ativa; entender os desafios dos diferentes elos da cadeia e cocriar soluções que tragam valor para todos os envolvidos.
Programas como o AD Circular, por exemplo, são frutos dessa lógica. Lançado há seis anos no Brasil, o projeto conecta empresas, recicladores e parceiros para viabilizar a reciclagem de resíduos gerados no processo de rotulagem — mais especificamente os liners, descartados após a aplicação das soluções autoadesivas. Com o apoio de uma plataforma digital lançada recentemente, o programa agora conta com um mapa interativo que facilita a conexão entre geradores de resíduos e recicladores, aumentando o volume de materiais destinados corretamente e removidos de aterros sanitários.
O sucesso do AD Circular é um reflexo direto de como a tecnologia aliada à colaboração pode destravar o potencial da economia circular, um conceito que exige a participação de todos — desde os que desenvolvem os produtos até quem atua na coleta e reinserção dos materiais no ciclo produtivo. E é exatamente nesse ponto que iniciativas como o AD Circular ganham ainda mais relevância.
Colaboração com impacto socioambiental
O AD Coopera, outra frente da Avery Dennison, é um projeto de impacto que trabalha diretamente com a capacitação de cooperativas e catadores — atores fundamentais da cadeia recicladora no Brasil e na América Latina. Em parceria com outras empresas, promovemos educação, empreendedorismo e aprimoramento de infraestrutura. Esse movimento vai ao encontro de um dos grandes desafios regionais: a falta de regulamentação e a alta informalidade do setor de reciclagem.
Capacitar os profissionais que atuam na base da cadeia é tão importante quanto desenvolver novos materiais. Afinal, a sustentabilidade precisa ser democrática: envolve quem projeta o produto, quem o compra e quem atua no pós-consumo. Quando educamos o mercado e os consumidores sobre a separação correta dos resíduos, por exemplo, aumentamos significativamente a eficiência do processo de reciclagem e a renda dos catadores.
O futuro da indústria é colaborativo e circular
Liderar em sustentabilidade é, antes de tudo, inspirar pelo exemplo. Essa máxima tem norteado a atuação das empresas que compreendem que os desafios ambientais, sociais e econômicos que enfrentamos atualmente exigem um esforço conjunto — e, acima de tudo, colaborativo.
Desenvolver produtos com conteúdo renovável, apostar em soluções de identidade digital que permitam rastreabilidade e reduzir desperdícios são exemplos de como é possível atender às expectativas do consumidor, proteger o meio ambiente e alcançar rentabilidade. Afinal, sustentabilidade não é sobre abrir mão do retorno financeiro; é sobre encontrá-lo de forma mais inteligente e responsável.
Os consumidores querem fazer escolhas conscientes, e esperam que as marcas também assumam sua responsabilidade. O papel da indústria é viabilizar esse consumo sem culpa, com soluções que sejam boas para o planeta, para as pessoas e para os negócios. Na Avery Dennison, esse é o nosso compromisso. Seguiremos investindo em pesquisa e desenvolvimento, impulsionando a inovação e, acima de tudo, colaborando com todos os elos da cadeia para construir um futuro mais sustentável, juntos. Estamos em uma jornada, tornando possível um amanhã melhor. Convidamos você a se juntar a nós!