Água desperdiçada poderia abastecer a cidade de São Paulo por um ano. Município utiliza em média 618,3 bilhões de litros durante o período

 

De um lado, chuvas torrenciais e enchentes; do outro, ondas de calor acima dos 40ºC. De acordo com um relatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM), o mundo provavelmente verá uma elevação de 3°C em relação aos níveis pré-industriais neste século. Isso agrava a crise ambiental, afetando diretamente a disponibilidade de recursos hídricos, já que o ciclo da água depende das condições climáticas. Nesse cenário, até mesmo ações simples, como lavar o carro, podem ter um impacto maior do que se imagina.

Segundo o IBGE no censo mais recente, de 2022, a frota nacional alcançou mais de 115 milhões de veículos (especificamente 115.116.532), entre carros, motocicletas e outros modais. Todos esses milhões de automóveis passam por lavagens frequentes — de acordo com uma estimativa realizada pela Wash Me, startup especializada em gestão de lavagem ecológica e estética automotiva para frotas, a média é de duas limpezas por mês. Isso significa, nacionalmente, mais de 2.7 bilhões de lavagens por ano. Trata-se de um uso intensivo de água, visto que cada limpeza pode gastar de 200 a 300 litros.

A partir desses dados, a Wash Me projetou o quanto poderia ser economizado com a aplicação da lavagem ecológica, a partir de uma técnica que utiliza apenas um copo de 250 ml de água. Trata-se de uma economia quase total por processo. Assim, realizando cerca de 24 lavagens por ano, cada veículo gasta 6 mil litros de água durante este período.

“Essa estimativa aponta que a frota nacional gasta mais de 690 bilhões de litros. Seria quase 700 bilhões de litros de água a menos, considerando todos os veículos do censo”, conta Fernanda Lagrotta, Head de Marketing da startup, que atua a nível nacional atendendo grandes empresas como Localiza, Prosegur, Ambev, Movida e Brinks.

O volume seria mais do que suficiente para abastecer a cidade de São Paulo durante um ano inteiro. Segundo o SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento), cada pessoa no Brasil consome 148,2 litros de água tratada por dia. Estima-se, então, que a população de 11,45 milhões da capital paulista utilize 618,3 bilhões de litros por ano.

“Percebemos que um cliente final limpa o veículo, em média, de uma a duas vezes por mês. Mas quando falamos de frotas corporativas, a quantidade de lavagens pode subir muito, a depender da natureza da empresa. Por exemplo, locadoras limpam a cada locação, o que pode chegar a 15 vezes por mês. Já empresas de ônibus podem demandar até mesmo lavagens diárias. Seria um volume de água muito maior”, detalha Fernanda. “A partir de toda essa variedade, nós já economizamos mais de 100 milhões de litros de água”.

ESG na prática

A estimativa da Wash Me é de que, no mercado B2B, apenas 1% a 10% das lavagens no Brasil sejam ecológicas. O que falta, então, para que esse tipo de serviço se torne mais popular?

A resposta está principalmente na barreira cultural. “O custo do produto para lavagem ecológica é muito similar aos tradicionais. Porém, o cliente costuma ter a percepção de que a lavagem a seco é mais cara ou não é tão eficiente quanto utilizar água em abundância”, explica Fernanda.

Felizmente, mais frotas corporativas têm escolhido métodos sustentáveis de lavagem nos últimos anos. Ainda há clara predominância das técnicas tradicionais, mas as empresas com grande exposição pública ou comprometidas com metas ESG estão entre as principais adeptas da lavagem ecológica.

“A transição entre os métodos que utilizamos no Brasil está ocorrendo, apesar de precisar de mais alguns empurrões. Incentivos governamentais poderiam auxiliar na aceleração, bem como políticas de conscientização a esse respeito. No contexto de crescente preocupação com a escassez de recursos hídricos em que vivemos, essa seria uma mudança muito bem-vinda, inclusive economicamente”, conclui Fernanda.

Quem é a Wash Me

A Wash Me é uma startup especializada em gestão de lavagem ecológica e estética automotiva para frotas, que utiliza apenas um copo d’água e produtos biodegradáveis por veículo. O serviço é personalizado e adaptável ao local de estacionamento dos veículos, que podem ser carros, motos, caminhões ou ônibus. A empresa atende todos os tamanhos de frotas. A técnica de Lavagem Ecológica da startup é até 100 vezes mais econômica do que as tradicionais e já economizou mais de 170 milhões de litros de água. Ao atender empresas, ela colabora na agenda ESG e reduz os custos recorrentes da companhia. Com cinco anos de existência, a Wash Me atua a nível nacional. Entre seus clientes figuram nomes de peso, como Localiza, Movida, Unidas, Prosegur, Enel, além de diversas transportadoras que atendem uma das maiores cervejarias do mundo, a Ambev. Mais informações:  https://www.washme.com.br/

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: