Além de vencer como melhor edificação sustentável nas Américas, o edifício em Cuiabá foi também o mais votado entre todas as categorias, ganhando a premiação popular.
O Brasil foi muito bem representado em uma das maiores premiações internacionais para edifícios sustentáveis. Isso graças à vitória do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) em duas categorias no BREEAM Awards, concedido pelo Building Research Establishment, criador da mais antiga certificação do tipo no mundo.
Conforme o portal Going GREEN Brasil noticiou na semana passada, o edifício do Sebrae em Cuiabá (MT) voltado à disseminação de práticas sustentáveis concorria na categoria regional das Américas como Melhor Edificação Sustentável – Novas Construções em Uso. O projeto não somente saiu vencedor nessa disputa, vencendo outros cinco edifícios dos Estados Unidos, como ainda teve outra grata surpresa: ganhou também o YOUR BREEAM Award (Seu Prêmio BREEAM), como o concorrente que, entre todas categorias do prêmio, mas recebeu votos pela internet.
“O projeto atraiu 2 mil votos, com um dos comentários descrevendo o prédio como ‘sustentabilidade e engenharia em perfeita harmonia’”, observou o BRE em sua divulgação do prêmio. Diretor de relações internacionais do órgão certificador, Orivaldo Barros também elogiou o trabalho realizado no edifício: A atuação do Centro Sebrae de Sustentabilidade é singular, devido à sua atuação junto aos pequenos negócios, enquanto instituição que fomenta e promove educação para empresas e é referência no Brasil”.
Projeto
Projetado por José Afonso Botura Portocarrero, que, além de arquiteto e professor, é doutor em habitações indígenas brasileiras, o Centro Sebrae de Sustentabilidade tem como principal destaque sua ligação com a fauna e comunidade local. Em formato de ogiva, o edifício é inspirado nas próprias casas indígenas do Xingu. A construção aproveitou o terreno em declive, evitando terraplanagem, preservando a vegetação nativa e o reaproveitamento de resíduos.
O Centro, que visa reforçar a importância da sustentabilidade no cotidiano das microempresas atendidas pelo Sebrae, já recebeu mais de 70 mil visitantes desde 2011, segundo a instituição. Além da classificação Excelente recebida na certificação BREEAM, o prédio já conquistou também o selo Zero Energy, do Green Building Council (GBC), a certificação PROCEL Edifica Nível A e o prêmio COBEE, do Congresso Brasileiro de Eficiência Energética, entre outros reconhecimentos.
Veja a relação de todos os edifícios premiados no BREEAM Awards:
Projeto Comercial – Design: Edifício da Bloomberg em Londres, Inglaterra (leia aqui nosso relato sobre o prédio, que tem a maior pontuação na história do BREEAM;
Projeto Comercial – Pós-Construção: Four Pancras Square em Londres, Inglaterra;
Projeto Comercial – Em Uso: Forum Kayseri, em Kayseri, Turquia;
Projeto Público – Design: Tiger Way Primary School and Nursery, em Londres;
Projeto Público – Pós-Construção: GSK Centre for Sustainable Chemistry, em Nottingham, Inglaterra;
Projeto Público – Em Uso: Grønland 58, em Drammen, Noruega;
Casa – Design: HAUT, em Amsterdã, Holanda;
Casa – Pós-Construção: 126 Pavilion Road, em Londres, Inglaterra;
Prêmio Regional – Ásia: Metropolis Mansion, China;
Prêmio Regional – Américas: Centro Sebrae de Sustentabilidade, em Cuiabá;
Prêmio Regional – Europa Central e Leste Europeu: V.Offices Kraków, em Cracóvia, Polônia;
Prêmio Regional – Europa Ocidental: Edifício da Bloomberg em Londres e Prologis Park, em Dunstable, ambos na Inglaterra (vencedores em conjunto)
YOUR BREEAM Award (maior votação popular): Centro Sebrae de Sustentabilidade, em Cuiabá.