Sistema de aquecimento solar ajuda a garantir economia a longo prazo, além de ser uma solução sustentável para as residências

Por Ivan Romão

Ivan Romão; Febrava
Imagem: divulgação

Com mais frequência ouvimos falar em sistemas de aquecimento solar para residências – prática já adotada pela indústria. Você já parou para se perguntar como eles funcionam? Antes de explicar, é válido pontuar que sua primeira vantagem é a economia. Conforto e sustentabilidade também entram nessa equação.

Na maioria das casas, a água que sai quentinha do chuveiro e da pia é aquecida pelo sistema elétrico ou a gás. No caso do aquecimento solar, o aparelho é composto por coletores solares e um reservatório chamado boiler. A luz do sol incide sob as placas coletoras, que absorvem a radiação e a transferem através de tubos de cobre para o reservatório térmico, onde a água é aquecida. No boiler fica armazenada a água quente, servindo como uma reserva para períodos noturnos ou sem sol. Para os casos de pouca incidência solar, existe um sistema auxiliar para garantir o aquecimento.

Parece simples, porém pode ser custoso no primeiro momento. O investimento inicial varia conforme o projeto, mas a economia a longo prazo dilui os custos de instalação ao longo do tempo. A manutenção é baixa e o sistema dura em média 20 anos.

Além da economia financeira e de energia, o aquecimento solar é sustentável, pois se trata de fonte inesgotável e natural, sem trazer impactos negativos ao meio ambiente, sem contar que você não vai depender da rede elétrica para garantir seu banho quente em casos de blackouts.

Econômico, sustentável e garantidor de conforto, são algumas das vantagens do aquecimento solar.


Ivan Romão é Gerente na Reed Exhibitions Alcantara Machado. Tem mais de 20 anos de experiência em feiras de negócios, sendo os últimos 10 anos na Reed Exhibitions como gestor em vários projetos como ISC, FIEE, EXPOLUX, FEBRAVA, etc.
Please follow and like us:

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: