Projeto do Le Dune foi realizado para aproximar o conceito de conforto com a paisagem natural da região de Praia Grande, no RS.


green yearbook


le dune
Imagem ilustrativa do projeto do edifício residencial Le Dune. Foto: Divulgação/Ydesign.

Situado no litoral gaúcho, mais precisamente no bairro de Praia Grande, na cidade de Torres (RS), o Edifício Residencial Le Dune surgiu para ser uma referência de projeto arquitetônico na região. Forma e conceito habitam o mesmo cenário, que, acima de tudo, busca proporcionar exclusividade aos seus moradores.

O grande destaque do projeto é o seu perfil horizontal, com apenas quatro pavimentos de altura. Este conceito procura aproximar mais a vida privada e a urbana, oferecendo um contato maior dos moradores com a bela paisagem natural da região litorânea.

Justamente devido à sua localização, enfatizou-se o bem-estar do morador com um todo, entretanto, por ser no litoral, a escolha dos materiais e visuais foram muito bem explorados. Ele ainda prevê a incorporação da natureza através de elementos ambientais, iluminação, espaços de layout e padrões da natureza.

São vinte unidades residenciais que possuem tipologias diferentes, com tamanhos e características distintas. Isso proporciona uma gama interessante de possibilidades, abrindo o leque de opção de possíveis compradores que buscam o ambiente ideal.

O Edifício Residencial Le Dune também se destaca quando o assunto é sustentabilidade. Além de conquistar a certificação LEED, o empreendimento recebeu a premiação pela 2ª colocação na categoria Profissional – Projeto Residencial do Prêmio Saint-Gobain de 2017. O projeto de arquitetura é da Ydesign Studio de Projetos e Sustentabilidade.

Saiba mais: Arquitetos da Sustentabilidade: Ydesign aposta na essência da sustentável

le dune
Imagem ilustrativa do projeto do edifício residencial Le Dune. Foto: Divulgação/Ydesign.

Sítio e construção

O projeto buscou ter uma escala mais humanizada, proporcionando conforto e qualidade de vida. O empreendimento está dividido em quatro pavimentos, enfatizando a horizontalidade formal. O objetivo é propiciar uma bela visão ao enquadrar os apartamentos de vista para o mar.

Em relação ao canteiro de obras sustentável, o projeto implantou uma série de ações para mitigar o impacto ao meio ambiente e à comunidade no entorno. Foram feitos controle de erosão, sedimentação e poeira para todas as fases da obra, assim como um plano de gerenciamento de resíduos da construção.

A construção também priorizou materiais sustentáveis, como: bambu, cortiça, pisos linóleo e vinílico e madeiras compensadas. O bambu é um material abundante na região, que remete ao clima praiano e acentua uma sensação de calor e interioridade, mas, sobretudo, permite o controle de opacidades e transparências atuando como um filtro.

Eficiência no uso de água

O sistema de captação e armazenamento de águas pluviais do Le Dune possibilitará uma redução de até 40% do consumo de água potável da edificação, restringido à área condominial. A água da chuva poderá ser reutilizada nas bacias sanitárias dos apartamentos, bem como na irrigação do paisagismo e demais áreas verdes. Uma seleção criteriosa de equipamentos eficientes, como metais e louças, também ajudará na preservação do recurso natural.

Energia e atmosfera

O empreendimento aposta na instalação de um sistema de captação de energia renovável, por meio de painéis fotovoltaicos. Por estar em uma região litorânea, a incidência solar é maior, fazendo com que o payback seja mais rápido. As unidades habitacionais também contarão com medição individual de energia, assim, é possível monitorar o consumo de cada apartamento. A expectativa é reduzir o uso de energia elétrica em, pelo menos, 50%.

Gestão de resíduos

Foi projetado um ambiente específico para coleta e seleção de lixo reciclável, o qual é fundamental para incentivar os moradores a realizarem a atividade corretamente e contribuir ainda mais para a sustentabilidade local. O Manual de Uso e Operação do Le Dune fornecerá as informações para orientar os usuários adequadamente.

Conforto ambiental e saúde

As fachadas do Residencial Le Dune conferem ao edifício um caráter único, sobrepondo o volume básico com uma grelha modular de diversas dimensões. Esta forma de divisão dos espaços minimiza a percepção da altura da edificação, colocando enfoque em sua característica principal. A horizontalidade do volume não é apenas uma questão estética, ela também abrange benefícios ao projeto ao se relacionar melhor com o entorno de Praia Grande. A grelha modular é importante para amenizar a incidência de calor na edificação, preservando o conforto térmico interno das unidades habitacionais.

Todos os apartamentos possuem um sistema de ventilação natural cruzada e efeito chaminé através de poços de ventilação. Esse sistema foi visualizado através de modelagem CFD (Computação de Fluidos Dinâmicos) para atestar condições de conforto mesmo sem a utilização de sistemas mecânicos.

O conteúdo completo desta matéria poderá ser conferido no Green Yearbook 2018 – Certificações e Sustentabilidade no Brasil. Acompanhe o Going Green Brasil para mais conteúdos exclusivos do Anuário nos próximos dias. Para saber como participar envie uma mensagem pelo e-mail info@goinggreen.com.br.
Please follow and like us:

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: