Esta é a 6ª edição do Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake Akzonobel, que, neste ano, também dá chance para estudantes submeterem projetos.

Parque Novo Santo Amaro V vencedor do 5º Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel
Parque Novo Santo Amaro V, na capital paulista, foi o vencedor da edição passada do prêmio. Foto: Divulgação/Vigliecca & Associados.

Estão abertas as inscrições para o 6º Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel, iniciativa idealizada com o intuito de mapear e destacar a produção arquitetônica contemporânea no Brasil, evidenciando projetos construídos que tenham comprometimento com o sítio de implantação, a sustentabilidade e a inventividade projetual e construtiva.

Os interessados podem realizar a inscrição gratuita até o dia 9 de maio, de maneira on-line através do site oficial da premiação – veja também as informações completas do regulamento. Atualização em 07/05/2019: o prazo para se inscrever foi prorrogado até o dia 30 de maio.

O 6º Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel está dividido em duas categorias: Profissionais e Universitários – esta segunda inédita até então.

Como nas edições anteriores, a categoria Profissionais é voltada para escritórios e coletivos de arquitetura, arquitetos brasileiros ou estrangeiros residentes no País há pelo menos dois anos a contar da data da inscrição do projeto.

Serão selecionadas até 10 obras que farão parte da exposição no Instituto Tomie Ohtake no ano de 2019, além de serem publicadas no catálogo do Prêmio. Três projetos dentre os selecionados serão definidos como os vencedores da edição.

Chance para estudantes

A categoria Universitários recebe inscrições de estudantes regularmente matriculados em cursos de arquitetura de nível superior, reconhecidos ou autorizados pelo MEC, brasileiros ou estrangeiros residentes no País há pelo menos dois anos.

Os universitários devem submeter projetos não construídos sob o tema “Revitalização, Requalificação, Renovação”. Até três projetos serão selecionados para fazer parte da exposição no Instituto Tomie Ohtake. Dentre os três, um será reconhecido como vencedor – e premiado com um estágio em escritório de arquitetura.

“Inovação e sustentabilidade são pilares estratégicos para a AkzoNobel, que tem a paixão por pintura como diretriz de seus negócios. Estar ao lado do Instituto Tomie Ohtake nesta sexta edição reforça o caminho percorrido pela companhia e consolida ainda mais nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável das cidades e comunidades brasileiras”, afirma Daniel Geiger Campos, presidente da AkzoNobel para a América do Sul.

Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake Akzonobel

Sesc 24 de Maio foi o Hors Concours do Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel em 2018
Sesc 24 de Maio foi escolhido para o prêmio Hors Concours em 2018. Foto: Divulgação/Sesc 24 de Maio.

A primeira edição do Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake Akzonobel aconteceu em 2014, desde então, recebeu um total de 764 projetos inscritos, provenientes de 17 Estados brasileiros e do Distrito Federal.

Na última edição, em 2018, o 1° lugar ficou com Héctor Vigliecca (Vigliecca & Associados) com o projeto Parque Novo Santo Amaro V (São Paulo/SP), enquanto Rodrigo Calvino (C+P Arquitetura) foi o segundo colocado com o Hostel Villa 25 (Rio de Janeiro/RJ) e Carlos M. Teixeira (Vazio S/A) foi o terceiro, com o projeto Casa Cerrado (Moeda/MG).

Edição 2018: Instituto Tomie Ohtake divulga vencedores do prêmio de arquitetura

Coube a Paulo Mendes da Rocha (Paulo Mendes da Rocha + MMBB Arquitetos) o prêmio Hors Concours pela obra do Sesc 24 de Maio (São Paulo/SP).

A Menção Honrosa Sustentabilidade foi dedicada à Vila Taguaí (Carapicuíba/SP), da arquiteta Cristina Xavier, enquanto a Menção Honrosa Cor foi conquistada pela Residência em Gonçalves (Gonçalves/MG), projetada por André Vainer.

Please follow and like us:
Total
6
Shares

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: