Loja de 4 pavimentos com estrutura em madeira engenheirada é marco do sistema construtivo
Primeiro prédio em altura construído com CLT no Brasil está aberto ao público. Localizada na Av. Faria Lima, acaba de ser inaugurada a nova loja conceito da Dengo, marca de chocolates premium que traz em sua essência a sustentabilidade como propósito e prática.
O projeto tem 4 pavimentos e foi desenvolvido pelo escritório de arquitetura Matheus Farah e Manoel Maia. As lajes são de CLT, uma novidade no mercado brasileiro, que vem ganhando espaço e importância na construção civil mundial. As placas importadas foram fornecidas pela Urbem, uma empresa Amata, que está em fase de implementação da primeira fábrica nacional em larga escala de madeira engenheirada, por meio de sua parceria com a KLH, empresa austríaca líder mundial e precursora da tecnologia. Já as vigas e pilares, foram produzidos pela empresa brasileira Rewood, que também foi responsável pela montagem da estrutura de madeira.
Para Manoel Maia, sócio do escritório, a escolha do material é uma inovação que converge com a preocupação do cliente com o meio ambiente. “A madeira é um material com baixo impacto ambiental, que captura carbono durante sua produção e gera uma obra mais limpa, leve e rápida”, relata. “Vemos a tendência dos prédios em madeira crescer fora do país. Com a nova loja da Dengo, mostramos para o mercado nacional o potencial deste novo sistema”, conta.
Para Ana Belizário, gerente de projetos e novos negócios da AMATA, a conexão entre as marcas envolvidas no projeto em torno do propósito de negócios rentáveis e socioambientalmente corretos foi importante para a realização. “Trabalhamos em conjunto para que a loja trouxesse para o público a ideia de que sustentabilidade também significa olhar para a cadeia produtiva dos insumos que consumimos – seja o caminho do cacau ao chocolate, seja o caminho da floresta plantada para a construção civil.”, detalha a executiva.
Memórias afetivas em prol da construção de marca
O clima de Fantástica Fábrica de Chocolates está presente em todo o espaço, que tem maquinário de 1940 e tubulações à mostra. Os dutos transparentes abastecem o moinho com grãos de cacau, permitindo que os clientes assistam ao vivo a confecção de produtos personalizados. No térreo, o visitante encontra um café e uma loja. No primeiro andar, há uma sorveteria e um espaço onde as crianças podem fazer seus próprios chocolates. O terceiro andar conta com uma área para drinks feitos com produtos brasileiros e um generoso espaço para eventos, integrado à área externa. Mesas e bancadas estão à disposição dos visitantes em todos os pavimentos. As aberturas e transparências permitem que tanto o exterior da loja como a divisão entre os andares possam ser observados.
Maia ressalta aspectos que ajudaram a compor a identidade da marca no espaço e a memória afetiva do visitante. “O piso é feito de caquinho, material tradicionalmente paulista, que surgiu do reaproveitamento da produção de cerâmica na cidade se tornando muito comum entre os revestimentos nacionais. Ele também remete ao piso vermelho das fazendas de cacau na Bahia”, reforça o arquiteto. As cores da fruta também ditaram a paleta escolhida que ficou entre o vermelho, o amarelo e o preto, com destaque para a madeira da estrutura aparente no interior da loja.
Conheça o primeiro edifício multipisos de madeira engenheirada do Brasil. Clique e veja as imagens:
Fotos: Fran Parente
Ficha Técnica
Obra: Loja Dengo
Área terreno: 801,43m²
Área construída: 1.499,38m²
Data do projeto: Fase 01 – 2017 / Fase 02 – 2019
Data da obra: 2020
Arquitetura: MFMM Arquitetura
Construtoras:
Fase 01 – Pedra Forte Fase 02 – Máximo Arquitetura e Engenharia
Fornecedores:
Lajes madeira: Amata
Vigas, pilares e montagem: Rewood
Projetistas complementares:
Ar Condicionado: Ar Engenharia
Caixilhos: Vedelem
Cozinha: Estillo Arquitetura
Estrutura: Stamade / Calil
Interiores: MFMM Arquitetura
Impermeabilização: Omnitrade
Luminotécnico: Mingrone
Marcenaria: Viecelli
Paisagismo: Soma Arquitetos