ACN Construtora realiza projetos de alto padrão residencial. Casa ACN Provence faz parte do condomínio Quinta da Baroneza, em Bragança Paulista.

A Casa ACN Provence nasceu para ser um projeto integrado que garante eficiência e conforto. Ele está inserido dentro do condomínio Quinta da Baroneza – área situada entre as cidades de Itatiba e Bragança Paulista (SP) –, um dos principais loteamentos de alto padrão do Brasil.
A casa de campo foi inspirada em um estilo de arquitetura que remete às regiões como Provença, no Sul da França. Os conceitos arquitetônicos, paisagistas e decorativos se misturam com tecnologias e sistemas de ponta, que prometem otimizar o conforto dos moradores e a eficiência do empreendimento. A sustentabilidade também é outro fator fundamental no desenvolvimento do projeto.
“Entendemos que sustentabilidade é sinônimo de eficiência, durabilidade, conforto e qualidade. A tecnologia é utilizada como um apoio destes aspectos”, diz Anderson C. do Nascimento, CEO do Grupo ACN e idealizador da Casa ACN Provence.
O projeto minucioso para dimensionar todos os aspectos da Casa ACN Provence antes de começar a execução das obras foi essencial para que tudo ocorresse dentro do planejamento, gerando diversos benefícios.
“É um conjunto de fatores que faz com que a casa inteira apresenta mais eficiência sem ser nocivo ao meio ambiente”, afirma Anderson. Confira a seguir os principais diferenciais sustentáveis do projeto.

Sítio e construção: O terreno está virado para a posição norte – ou seja, com possibilidade de receber mais energia natural durante o dia. No fundo há um bosque que está sendo cuidado para enriquecer a bioma da localização. A região da Quinta da Baroneza é conhecida como uma das que oferecem melhor qualidade de vida no País. Para não causar efeitos nocivos ao ambiente local, o canteiro sustentável seguiu os requisitos recomendados nos referenciais técnicos da certificação AQUA-HQE. O canteiro foi projetado de forma que pudesse ser reaproveitado, por isso conta com uma estrutura desmontável. As ações são feitas para mitigar os impactos ambientais, principalmente não poluir o solo.
Eficiência no uso de água: O empreendimento residencial possui um sistema de captação e reúso de água de chuva, em um reservatório com capacidade de 20 mil litros. O volume coletado é aproveitado para fins não potáveis, como a irrigação de áreas verdes e a lavagem das áreas externas da casa. Os sistemas automatizados evitam desperdício durante o consumo, por exemplo, com irrigação inteligente através de um sensor de chuva, que não liga o sistema em dias com previsão de chuva. É possível monitorar o uso do recurso hídrico por meio de diversos aparelhos medidores.
Energia e atmosfera: O projeto de light design se destaca por criar ambientes dedicados a cada ocasião, distribuindo de forma consciente a utilização de lâmpadas LED e de halógenas, que segue uma mecânica de equilíbrio entre áreas de conforto e de maior circulação. Para a geração de energia através de fontes renováveis, foram instaladas placas fotovoltaicas. O intuito é que todo o consumo de energia dos moradores da casa seja de geração própria. Os medidores de energia foram instalados em quatro setores da casa: interno, externo, nas áreas que demandam mais ar-condicionado e nas máquinas.
Operação e manutenção: A automação é parte essencial da operação eficiente da Casa ACN Provence. O sistema foi desenvolvido para proporcionar dados e conhecimentos de tudo o que está acontecendo no empreendimento, em tempo real e como histórico. Isso facilita a avaliação que os gestores podem fazer do desempenho do projeto. A automação é um ponto importante para a manutenção preventiva, ajudando a identificar possíveis vazamentos e agindo para resolver a situação. A casa automatizada também garante maior eficiência energética, uma vez que ela pode desligar o ar-condicionado se nenhum usuário estiver no ambiente em um determinado período de tempo.