Cisternas de polietileno da Acqualimp permitiram aliviar a urgente situação de carência hídrica no sertão nordestino. Veja outras soluções da empresa.
ENTRE 19 E 23 DE MARÇO, O PORTAL GOING GREEN BRASIL CELEBRA O DIA INTERNACIONAL DA ÁGUA (22/3) COM UMA SÉRIE DE REPORTAGENS SOBRE A IMPORTÂNCIA DESTE RECURSO VITAL PARA A VIDA HUMANA E A SUSTENTABILIDADE. FALAREMOS SOBRE QUESTÕES AMBIENTAIS, USO NOS EDIFÍCIOS, GESTÃO HÍDRICA E EMPRESAS QUE OFERECEM SOLUÇÕES INOVADORAS ENVOLVENDO A ÁGUA. CLIQUE AQUI PARA VER OS CONTEÚDOS JÁ PUBLICADOS E AJUDE A PROMOVER O USO SUSTENTÁVEL DA ÁGUA EM TODOS OS MOMENTOS.
Infelizmente, todo o avanço civilizacional, tecnológico e econômico de vinte séculos não foi o suficiente para permitir que todos tenham acesso aos bens mais importantes para a subsistência. A água, o mais básico e vital de todos eles, também é sonho distante para muitos: 40% da população global é eventualmente afetada por falta de água, segundo a ONU. E, conforme o consumo sem conscientização cresce, (a 1% ao ano, segundo a mesma ONU) outro perigo se afigura: secas e cheias podem levar o número de pessoas em situação de escassez hídrica, hoje estimado em 3,6 bilhões, para até 5,7 bilhões em 2050.
O problema é conhecido no Brasil, onde, com uma gestão hídrica pouco coordenada, parte da população sofre durante a estação de seca, em especial no Nordeste. Mas soluções vêm sendo encontradas, e um processo exemplar na busca por amenizar o desequilíbrio hídrico no país foi visto em uma situação emergencial nos últimos anos. Quando, dentro do programa Água para Todos, do governo federal, era necessário encontrar uma alternativa rápida e eficiente para levar água ao Sertão nordestino, foram a Acqualimp e suas cisternas de polietileno que deram conta do recado.
Entre 2012 e 2014, foram nada menos que 350 mil cisternas entregues à população carente pela empresa que faz parte da Rotoplas, um grupo de origem mexicana. A companhia foi a principal fornecedora do Água para Todos, atendendo todos os estados do Nordeste e ainda Goiás e Tocantins, no Centro-Oeste. Isso graças à eficácia notada nas cisternas, que captam a água das chuvas para que as famílias possam armazená-la e ter acesso a ela nos períodos de estiagem – a capacidade chega a 16 mil litros.
“Imagine que o homem do campo, para fazer sua cisterna, vai levar em média uma semana. Terá vários custos de material e mão de obra. Agora, quando ele tem acesso a um produto que chega pronto, que precisa apenas de uma escavação de 80 centímetros de profundidade para colocar em pé, faz toda a diferença. A gente chega, coloca a calha, tubulação e cisterna, e está pronto”, resume o gerente nacional de marketing da Acqualimp, Carlos Maciel.
Com essa facilidade, as cisternas podem ser instaladas num período entre três e seis horas – a depender se o buraco para ela já estiver feito. E com a alta durabilidade do polietileno de alta densidade. “Em qualquer projeto de alvenaria, com o tempo ele vai ter fissuras, rachaduras, isso é natural da matéria prima. Mas o nosso produto não. A cisterna é produzida em 40 minutos e tem garantia de 10 anos, mas estamos falando de polietileno que se mantém por décadas”, destaca o executivo.
Com sede em Extrema-MG, a Acqualimp teve na parceria com o governo federal a maior disseminação de uma característica que já era chave na empresa: tratar a água como um bem essencial, principalmente para aqueles que têm mais necessidade. Para incentivar práticas semelhantes e o consumo responsável da água, foi lançada pela empresa a plataforma “Água, cuido porque amo”. E, nos 18 anos em que a empresa atua no Brasil, diversos prêmios já foram conquistados, em função dessas iniciativas que visam não somente a qualidade, mas também a responsabilidade socioambiental.
Combate ao aedes aegypti
Doenças transmitidas por insetos são outro crônico problema no país. Perigo que cresceu quando a dengue deixou de ser a única ameaça, e os vírus zika e chikungunya também cresceram em casos de mortes causadas. Apesar da queda expressiva notada em 2017 – segundo o Ministério da Saúde, foram 83,7% menos casos registrados de dengue, queda de 92,1% na contaminação por zika e 32% no chikungunya entre janeiro e novembro do ano passado, comparados ao mesmo período de 2016 -, as doenças ainda não ficaram no passado. E sabe-se que cisternas, caixas d’água e outros equipamentos do tipo, se não bem observados, podem se tornar focos de criação do aedes aegypti.
Esse foi outro problema a que a Acqualimp se antecipou, com suas caixas d’água com capacidade entre 300 e 2,5 mil litros. O produto foi equipado com tampa click que veda completamente o recipiente, impedindo que impurezas, insetos, animais e sujeiras em geral se misturem à água; e possui ainda revestimento antibacteriano e antirraios ultravioleta, deixando a água livre de algas, micro-organismos e formação de lodo no interior do reservatório.
“Além de tudo isso, fizemos a caixa branca por dentro para que se possa ver a qualidade da água. A ideia, como em todos os nossos produtos, não é só armazenar a água, mas levar uma solução que trate e proteja a água das pessoas com qualidade e segurança”, aponta Maciel.
Investindo em conhecimento
Há ainda outros produtos, como filtros e acessórios, biodigestores e soluções para o saneamento básico, e para o agronegócio. Todos com a base comum que é a tecnologia de ponta, garantida pela estrutura internacional do grupo Rotoplas. Atuante em 15 países do continente americano, a companhia tem em sua Central de Inovação e Desenvolvimento (CID) a chave para o desenvolvimento de seus produtos.
Apesar da chegada posterior ao Brasil, o complexo em Extrema é o maior da Améria Latina, e o alcance da Acqualimp já chega a 23 estados. Por aqui, a empresa fez parte do primeiro projeto com a certificação LEED FOR HOMES (Construção e Design de Edifícios – Residências), na categoria Prata, fornecendo equipamentos que ajudaram a residência Alphaville Dom Pedro a chegar num patamar de 60% de economia de água. “Foi um projeto todo voltado para sustentabilidade, em que entraram biodigestor, cisterna pra água de chuva e caixa d’água da Acqualimp”, lembra Carlos Maciel.
Postagem patrocinada por Acqualimp. Mais informações sobre os produtos e serviços da empresa, assim como demonstrações de seu uso e dados para contato, podem ser encontrados em http://www.acqualimp.com/.