Equipamento eco-friendly, bicicletas fixas possuem micro-inversor capaz de transformar energia humana produzida durante o exercício em eletricidade.
Já imaginou ir malhar e, ao mesmo tempo em que perde algumas calorias, contribuir para amenizar impactos negativos ao meio ambiente? Graças aos avanços tecnológicos e sustentáveis na indústria fitness, hoje em dia, é possível transformar energia humana em energia elétrica.
A academia Sacramento Eco Fitness – localizada em Sacramento, na Califórnia (EUA) – é uma das pioneiras por implantar equipamento eco-friendly em suas dependências. A academia instalou bicicletas fixas que possuem um micro-inversor no equipamento, responsáveis por enviar a energia gerada pela utilização das bicicletas por meio de um cabo elétrico. Quanto mais se pedala, mais energia é produzida.
Qualquer dispositivo conectado no mesmo circuito pode consumir a energia produzida pelos usuários. No caso da Sacramento Eco Fitness, são usadas baterias para o armazenamento da energia gerada, assim, a academia consegue distribuir o excesso por todo o empreendimento durante o seu horário de pico e conforme a sua necessidade diária.
O equipamento eco-friendly Eco-Powr é fabricado pela empresa SportsArt, que também oferece aparelhos elípticos geradores de energia elétrica e esteiras não motorizadas. O micro-inversor instalado nos aparelhos é similar aos que atendem a demanda de painéis solares. Segundo a SportsArt, uma simples pedalada pode gerar 160 watts de potência por aparelho. A estimativa – de acordo com uma calculadora desenvolvida pela empresa – é de que o uso de 12 bicicletas fixas durante uma hora por dia podem geram, aproximadamente, 19 kWh (quilowatt-hora) ao longo de um ano. Vale lembrar que a produção de energia depende do uso dos aparelhos.
O número pode parecer insignificante – uma vez que a média de consumo de energia de uma casa nos EUA é de 10.766 kWh por ano, segundo dados da U.S. Energy Information Administration –, mas vale destacar que o preço do equipamento é competitivo se comparado às bicicletas comuns utilizadas em academias. O que conta é a contribuição, mesmo que mínima, para a redução de impactos ao meio ambiente, bem como, a disseminação de ideias e soluções sustentáveis.
Além dos equipamentos, a Sacramento Eco Fitness também instalou um sistema de painéis fotovoltaicos – entre outras ações cotidianas em prol da sustentabilidade –, o que garantiu uma redução na conta de energia elétrica de US$ 680 para US$ 30 mensais.
Fonte: BuildingGreen.