Medida, que deve valer a partir de 2024, visa não só preservar a saúde da população, mas também os monumentos históricos prejudicados pela má qualidade do ar.
A cidade de Roma é mais uma que vai mexer em seu sistema de transporte visando ganhos ambientais. Depois do governo alemão sinalizar, semana passada, que irá testar o transporte público 100% gratuito em determinadas cidades, a prefeita da capital italiana, Virginia Raggi, anunciou hoje que vai banir os carros abastecidos com diesel das ruas do centro da cidade até 2024.
Aproximadamente dois terços de todos os carros vendidos na Itália no ano passado (cerca de 1,8 milhão) são movidos a diesel. Como Roma é uma cidade sem grandes indústrias, praticamente toda a poluição vem do sistema de transporte da cidade.
“Se quisermos intervir de forma séria, temos de ter coragem para tomar medidas contundentes”, comentou Raggi em seu perfil no Facebook.
Anteriormente, a cidade já adotou medidas como rodízio de carros e o banimento de veículos mais antigos e poluentes em dias que a qualidade do ar mostra piora. Mas, além de mostrarem-se insuficientes, as decisões foram burladas pela população, com famílias apenas trocando veículo em dias com proibições.
Além das questões envolvendo a saúde da população, a poluição preocupa em Roma pela sua capacidade de degradar construções e monumentos históricos. Um estudo do ministério da Cultura italiano no ano passado mostrou que há pelo menos 3,6 mil monumentos e 60 estátuas de bronze correndo risco de deterioração por causa das partículas poluidoras que circulam no ar.
Fonte: The Guardian