Sistema do Novotel Itu, projeto da Riberrar Engenharia executado pelo Grupo Newset, foi um dos vencedores do 25º Prêmio Destaques do Ano Smacna Brasil.

Inaugurado no primeiro semestre de 2018, o Novotel Itu Golf & Resort, em Itu (SP), é o primeiro resort da marca na América do Sul. Com uma área construída de mais de 31 mil metros quadrados, o empreendimento dispõe de infraestrutura completa para receber, em média, 5 mil hóspedes mensalmente.
O hotel foi um dos vencedores do 25º Prêmio Destaques do Ano Smacna Brasil na categoria Obra Nova / Conforto. A premiação aconteceu no ano passado e reconheceu sete projetos de climatização concluídos em 2017 – veja todos os ganhadores. Ao todo, o Novotel Itu Golf & Resort possui 343 apartamentos com sistema de climatização independente, além de outros ambientes como restaurantes, bares, áreas de lazer e entretenimento e centro de convenções.
O Grupo Newset ficou responsável pela implantação das soluções de climatização, garantindo um projeto sustentável e eficiente e oferecendo as condições adequadas de conforto térmico aos usuários. A Riberar Engenharia em Climatização foi escolhida para projetar o sistema e a IAC realizou a consultoria e validação da execução.
Veja também: Inscrições para o 26º Prêmio Destaques do Ano Smacna Brasil vão até 1º de março
Sistemas simultâneos

O Sistema de Ar Condicionado instalado é composto por 51 unidades condensadoras de ar do tipo VRF de fabricação Samsung, com gás refrigerante R-410A, divididas em 39 sistemas instalados na cobertura do hotel. A capacidade total é de 1.164 HPs e 482 unidades evaporadoras do tipo Built-In, Cassete, Hi-Wall e AHUs.
Vale destacar a moderna linha de aparelhos de ar-condicionado cassete 360 da Samsung, com design circular que se alinha perfeitamente às características arquitetônicas dos ambientes.
“O VRF é uma ótima solução para hotéis, usado em praticamente 90% destas edificações no Brasil. Tivemos a parceria da Samsung, que nos ajudou a ter uma solução especial. O Novotel Itu é um empreendimento de altíssimo design, por isso os modelos cassete 360 se integram muito bem com o ambiente”, diz o engenheiro Felipe Raats Daud, gerente de Engenharia e Operações do Grupo Newset.
É comum que empreendimentos hoteleiros tenham diversas atividades acontecendo simultaneamente. Áreas comuns, cozinhas, unidades habitacionais, centro de eventos, restaurantes, etc., cada um possui as suas devidas particularidades quanto à climatização. Oferecer uma solução de qualidade aos hóspedes e demais usuários em todos estes espaços é um desafio que requer atenção constante.
“É um projeto muito grande, que exige técnicas apuradas de engenharia, priorizando qualidade e gestão”, afirma Felipe O Novotel Itu dispõe de um centro de convenções com capacidade para atender 1.800 pessoas, no qual foi equipado com sistema VRF dedicado e unidades condensadoras posicionadas no pátio do hotel.
Também foi implantado um sistema de expansão indireta para climatização de cinco cozinhas principais, com alto fator de calor latente. O sistema instalado na área externa consistiu em quatro chillers modulares com compressor scroll e gás refrigerante R-410-A, totalizando 60 TR. Nas casas de máquinas foram instalados condicionadores de ar do tipo Fancoils com filtragem G4+F5 dedicados para as cozinhas e posicionados na laje técnica, além de ventiladores de exaustão de cozinha com capacidade total de 79.135m3/h, que garantem maior eficiência à operação.
“Nós tivemos uma grande preocupação em manter o ambiente limpo e adequado para operação dos colaboradores das cozinhas. Usamos um sistema que trata todo o ar externo antes de insuflá-lo para dentro do ambiente, de forma que é possível manter os diferenciais de pressão da cozinha em relação aos ambientes ao redor, evitar o cheiro característico e também manter o conforto interno”, explica Felipe.
O empreendimento hoteleiro ainda conta com 20 ventiladores de suprimento de ar externo com capacidade total de 128.550 m3/h; 15 ventiladores de exaustão mecânica com capacidade total de 129.300m3/h; e quatro ventiladores de pressurização de escadas com capacidade total de 86.250m3/h.
Automação eficiente

A automação é feita por meio de uma central única de controle de tela tátil, que pode ajustar as soluções de acordo com a necessidade de cada ambiente.
É possível controlar a temperatura dos aparelhos, programar ações de acordo com a hora, checar alarmes e realizar manutenção diretamente da central de automação, programar manutenção para quando o apartamento está vazio, entre outras funções.
“Isso facilita muito a operação e reduz o custo de manutenção, já que podemos atender a chamados, monitorar tempo de uso dos aparelhos, entre tantas possibilidades que otimizam a operação do empreendimento”, conclui Felipe.