Nos dias 20 e 21 de junho, em Brasília, ANEEL realiza seminário para discutir os aspectos atuais e as soluções para aprimoramento do mercado.
Entre 5 e 8 de junho, publicamos uma série de reportagens especiais sobre os rumos e desafios do mercado de Energia Solar no Brasil. Clique aqui para ver os conteúdos publicados e ajude a promover esta que é uma das principais fontes de energia renovável do nosso planeta.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) realizará neste mês de junho o Seminário Internacional de Micro e Minigeração Distribuída. O evento acontece em Brasília (DF) nos dias 20 e 21. O objetivo é reunir diversos agentes do setor elétrico para discutir os aspectos da regulamentação que carecem de aprimoramento e as soluções adotadas mundialmente para mecanismos de compensação de energia.
O Sistema de Compensação foi criado pela Resolução Normativa ANEEL nº 482/2012, permitindo que consumidores instalem sua própria geração e obtenham abatimento nas contas de energia elétrica. Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica, as regras atuais têm permitido uma evolução constante da quantidade de micro e minigeradores e, somente em 2017, o número de sistemas instalados aumentou em 167%, passando de 8 mil para mais de 21 mil. O total da potência instalada representa atualmente cerca de 330 MW, superando as projeções realizadas pela ANEEL.
O aprimoramento da REN nº 482/2012 está previsto na Agenda Regulatória 2018-2019 e a ANEEL está iniciando, já neste primeiro semestre de 2018, os estudos e as discussões sobre a matéria, com participação ativa da sociedade. Além da abertura de uma Consulta Pública, a Agência promoverá o seminário com a presença de distribuidoras, consumidores, associações, empresas de integração de micro e minigeração, fabricantes de equipamentos e academia.
O objetivo do evento é debater formas de adequação da regulamentação vigente e identificar eventuais barreiras à geração de pequeno porte conectada na distribuição, com foco na sustentabilidade do modelo de desenvolvimento da micro e minigeração distribuída.
Programação do seminário
Entre os nomes confirmados no evento, estão Rodrigo Sauaia – presidente executivo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) – e Nelson Leite – presidente da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia (Abradee) –, entre outros renomados agentes do setor.
As mesas de discussão vão tratar assuntos como pagamento pelo uso da rede, barreiras e impactos, dados e pesquisas referentes à energia distribuída e modelos de negócio na REN 482. Confira programação completa clicando aqui.
As inscrições para Seminário Internacional de Micro e Minigeração Distribuída já estão encerradas, no entanto, o interessado poderá acompanhar transmissão ao vivo no portal da ANEEL. Posteriormente, os vídeos e as apresentações serão disponibilizados para consulta on-line do mercado.
Fonte: ANEEL.