Entenda a importância do conforto térmico e acústico para as construções habitacionais e conheça algumas soluções.



isolamento térmico acústico

Pela posição geográfica do Brasil, a maior parte dos seus estados têm, ao longo do ano, muitas oscilações de temperatura. Mesmo durante o outono e inverno é possível sentir uma sensação de estufa dentro de alguns imóveis. Paralelamente a isso, vários centros urbanos apresentam poluição sonora: o que contribui para a falta de conforto, tanto nas residências como nos imóveis comerciais.

Por isso, neste post, a Universidade Trisul nos traz as inovações relacionadas com o isolamento térmico e acústico na construção habitacional.

Normatização

A Norma NBR 15.575, conhecida como Norma de Desempenho dos Edifícios Habitacionais, é composta por uma série de obrigações que devem ser respeitadas na construção das edificações destinadas à moradia. Seu objetivo é promover uma boa performance em diversos requisitos essenciais em uma edificação e, para isso, estabelece níveis obrigatórios para cada um destes requisitos. Como exemplo: desempenho acústico e térmico, durabilidade, vida útil, dentre outros. Desta forma, pretende priorizar a qualidade de vida dos futuros moradores, além de pautar a atuação da construção civil.

Isolamento térmico: contextualização e inovações

Isolamento térmico é a propriedade relativa a um determinado material para dissipar o calor. Essa capacidade é definida pela resistência térmica, ou seja, a promoção de um melhor isolamento para uma determinada estrutura. A tendência natural é que dois meios transfiram calor para igualar suas temperaturas, assim os materiais isolantes têm como caraterística dificultar esse processo.

No Brasil, as soluções mais comuns são materiais porosos ou fibrosos, como as lãs de poliéster, lã de rocha, fibra de vidro e o poliestireno expandido (EPS), o popular isopor. A seguir, vamos apresentar algumas inovações disponíveis para o mercado habitacional.

Drywall

O gesso é um material que, geralmente, oferece conforto térmico para os ambientes. O drywall contém gesso em sua composição e é uma solução simples para reduzir o desconforto térmico, tanto em ambientes residenciais quanto corporativos. Além do benefício em relação ao conforto térmico, o drywall também contribui para o conforto acústico dos respectivos ambientes.

Além disso, a Associação Brasileira de Drywall reforça que, por suas características, as paredes drywall (como também os forros e revestimentos com essa tecnologia) são ambientalmente amigáveis, pois todos os seus componentes são 100% recicláveis e que, com o projeto correto, atende às especificações estipuladas pela NBR 15.575.

Lajes, telhados e coberturas

Por ser uma estrutura plana, as lajes permitem a aplicação de diversas soluções que contribuem para um maior conforto térmico como, por exemplo, as coberturas verdes. Além disso, os materiais necessários para proteção da estrutura impactam positivamente em outros aspectos, como na melhoria do desempenho acústico da edificação.

Uma outra ação que tem proporcionado uma melhor eficiência térmica é a cobertura da superfície do telhado com lã de rocha ou EPS, por exemplo. Assim, quanto mais espessa for essa superfície, maior será a capacidade de isolamento térmico. Porém, é importante destacar que o peso também será maior e, com isso, é necessário verificar a necessidade de reforço na estrutura. 

E o isolamento acústico?

Segundo a norma de isolamento acústico, as edificações devem dispor de recursos em sua estrutura que abafem os ruídos externos. Assim, para que uma edificação esteja em conformidade com a NBR 15.575, é necessário:

  • Atender aos critérios de vedação de coberturas;
  • Oferecer isolamento das vedações externas;
  • Apresentar isolamento entre os ambientes;
  • Observar os limites de ruídos de impactos.

Uma boa solução para um maior conforto acústico é o uso de lã de vidro, que é constituída por fibra de vidro e areia, sendo ideal para diminuir a passagem de som entre os ambientes. Ele possui uma textura porosa, que proporciona a absorção das ondas sonoras. Outra característica é sua economicidade, assim como durabilidade.

Assim, as questões relacionadas para um conforto térmico e acústico são normas obrigatórias dentro da construção civil que, a cada ano, torna-se mais sensível em relação à sustentabilidade. 

 


Quer continuar atualizado sobre as inovações na construção civil? Acompanhe os posts da Universidade Trisul.

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: