Veículo Elétrico Latino-Americano debate o potencial de veículos elétricos e híbridos no Brasil e apresenta diversas opções de mobilidade urbana. 

Veículo elétrico
Evento apresenta as últimas novidades de veículos eletrificados no Brasil. Foto: Divulgação/NurnbergMesse Brasil

A 14ª edição do Veículo Elétrico Latino-Americano (VE) chega a São Paulo (SP) para fomentar ainda mais o mercado de veículos eletrificados em prol do desenvolvimento sustentável das grandes cidades brasileiras. O evento ocorre entre os dias 17 e 19 de setembro, na Transamerica Expo Center. Este ano, os visitantes terão maior liberdade dentro da feira e, além de presenciarem e discutirem novas tecnologias de mobilidade urbana, poderão testar os veículos híbridos e elétricos exibidos.

O evento – que engloba feira e congresso – é uma ótima oportunidade para visitantes e expositores expandirem seus contatos, adquirirem conhecimento e debaterem sobre o futuro do segmento no País. “Esperamos receber 6 mil pessoas entre profissionais do setor, entusiastas e público final interessado em conhecer as novas tecnologias, que englobam desde componentes, infraestrutura, veículos leves, levíssimos, pesados e até serviços”, informa Friedel Nimax, gerente da Veículos Elétricos Latino-Americano.

Apesar do otimismo com o cenário brasileiro de veículos eletrificados, a disseminação ainda é muito pequena. De acordo com dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), a frota eletrificada nacional gira em torno de 8.500 veículos, o que representa apenas 0,02% dos 43 milhões do total que circula no território brasileiro. No entanto, algumas medidas de incetivo público começam a surgir e aumentar as expectativas.

“O Brasil deu o primeiro passo na tendência da mobilidade elétrica em 2016 com a isenção do imposto de importação para os veículos elétricos. Este ano, com os avanços dos outros países e a intensificação do debate sobre mobilidade elétrica e sustentabilidade, tivemos muitos outros incentivos. Um deles foi a publicação da resolução normativa que define as regras da atividade de recarga de veículos elétricos e híbridos plug-in, já o outro foi a assinatura do novo regime automóvel Rota 2030, que regulamenta a redução do IPI para os veículos elétricos. Por fim, tivemos instalações de pontos de recargas em diferentes rodovias do País”, diz Friedel.

Vale ressaltar que a mobilidade urbana e o avanço das tecnologias de veículos eletrificados são fundamentais para a geração de cidades inteligentes e sustentáveis.

Atrações

Carro híbrido
Público poderá fazer test-drive de veículos híbridos e elétricos. Foto: Divulgação/NurnbergMesse Brasil

A mobilidade elétrica ainda se encontra no início de suas operações no Brasil, mas a VE ganha mais adeptos a cada ano. Comparado a edição anterior, o crescimento em 2018 foi de 25% no número de expositores e público. Este ano, o Veículo Elétrico Latino-Americano irá contar com 50 expositores.

Com este crescimento, a feira não apresentará apenas automóveis elétricos e híbridos. De acordo com Friedel Nimax, “serão apresentados além dos automóveis, diciclos, bicicletas, patinetes, motos elétricas, enfim, toda a frota em versão eletrificada, contando com outras soluções e componentes que fazem parte dessa cadeia como baterias, equipamentos, serviços, soluções e tecnologias”, afirma o gerente da VE.

Em paralelo, o público poderá acompanhar o Congresso da Mobilidade e Veículos Elétricos (CMOVE), que trará diversas palestras com os principais nomes do setor e temas que refletem o desenvolvimento do mercado. Entre os destaques, estão as novas possibilidades de vendas de energia após a aprovação da nova regulamentação; a geração dos novos modelos de baterias e infraestrutura de carregamento; e as perspectivas para as soluções voltadas para a mobilidade elétrica e híbrido-elétrica no Brasil e no mundo nos próximos 20 anos. O congresso ainda irá contar com uma apresentação de um estudo inédito da McKinsey – empresa de consultoria – se referindo ao mercado brasileiro.

Confira a programação completa do CMOVE, clicando aqui. A entrada para o Veículo Elétrico Latino-Americano é gratuita e o credenciamento antecipado pode ser feito pelo site oficial do evento.

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